Baja Portalegre, Etapa 1: Maio um líder tranquilo no primeiro dia
António Maio (Yamaha) foi um líder incontestado no primeiro dia, mas o já campeão nacional do CNTT, precisa de dilatar a sua vantagem sobre vários oponentes próximos na tabela classificativa, para assim chegar ao oitavo triunfo na prova alentejana.
André Sérgio foi a surpresa inicial nos 3,71 quilómetros da Especial de Qualificação (Prólogo) da categoria Moto. O jovem campeão nacional de MX1 não evitou uma queda, logo no início do do segundo Setor Seletivo 2 (59,6 km), cumprindo os cerca de 55 quilómetros restantes com o guiador partido. O transmontano Micael Simão também não teve a sorte pelo seu lado abandonando devido a uma queda no mesmo ponto onde André Sérgio caiu.
António Maio (Yamaha) que foi segundo no Prólogo, assumiu o comando da prova no final do SS2, mostrando a clara intenção de uma oitava vitória em Portalegre. Martim Ventura ficou logo atrás do heptacampeão nacional, a escassos 3,5 segundos de Maio, mas uma penalização de dois minutos relegou-o para o quarto lugar, subindo assim Gustavo Gaudêncio a segundo da classificação geral.
António Maio parte este sábado, com 27,7 segundos de vantagem para Gustavo Gaudêncio (Honda) e 1m27,5 segundos para Miguel Castro (KTM), com Tomás Clemente (Gas Gas) a completar os cinco primeiros, logo atrás de Martim Ventura.
De salientar a boa performance do experiente Mário Patrão que com a volumosa KTM Rally subiu do 13º lugar no Prólogo para o nono lugar com que concluiu a primeira etapa, aproveitando para um bom treino para o próximo Dakar. De regresso à Baja de Portalegre, o goiense Diogo Ventura concluiu o primeiro dia um lugar à frente de Patrão, na oitava posição.
Vasco Severino (Yamaha) comanda a categoria Promoção/Hobby, enquanto Domingos da Cunha (Yamaha) é o primeiro classificado na Mini Baja, liderando o promissor grupo de jovens pilotos, com idades entre os 10 e os 16 anos.
Este sábado, os 105 concorrentes ainda em prova enfrentam a Etapa 2 da 36ª edição da Baja de Portalegre, com cerca de 350 quilómetros a percorrer no último e decisivo dia de prova.