Baja Montes Alentejanos, Prólogo: António Maio, o mais rápido
António Maio nas motas e Tomás Paulo nos Quad, ambos em Yamaha, foram os mais rápidos no prólogo de 7,26 km da ESC Online Baja TT Montes Alentejanos, prova organizada pelo CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, com a qual se inicia a temporada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2024.
Com significativos 11 segundos de vantagem para o jovem Martim Ventura (Husqvarna), que terminou o dia no segundo lugar e foi mais rápido entre os juniores, António Maio, atual Campeão Nacional de Todo-o-Terreno nas motas, foi superior neste primeiro dia de corrida da jornada inicial desta temporada de 2024 do Todo-o-Terreno Nacional.
Em terceiro lugar ficou Micael Simão, (Gas Gas), à frente de Bruno Santos (Husqvarna) com este último a ser o mais rápido entre os TT3. O jovem João Duarte (Honda) foi o mais rápido entre os TT1, enquanto Hugo Matias numa KTM 990 foi o mais rápido da exigente Classe Trail. Tendo ascendido a campeonato a Classe Veteranos teve em Christophe Lajouanie (Sherco) o piloto mais rápido.
“Depois da grande aventura do Dakar estamos de volta ao CNTT.Foi um prólogo um pouco traiçoeiro, com pouca tração. Acabámos por fazer o primeiro lugar no prólogo. Não era esse o objetivo, mas partindo na frente sabíamos que era uma possibilidade. Estamos confiantes num bom início de campeonato. A mota está impecável. Amanhã são 140 km de especial, logo pela manhã, que se repetirão no domingo. Vai ser um fim de semana bastante competitivo onde esperamos estar ao mais alto nível para podermos entrar com o pé direito neste Campeonato Nacional”, salienta António Maio.
Na competição Quad impôs-se o jovem Tomás Paulo (Yamaha) à frente do ex-campeão João Vale, aos comandos de um Can-Am Renegade XXC. O campeão Luís Fernandes colocou-se na terceira posição à frente do jovem Rodrigo Alves (Yamaha). Em quinto lugar ficou Tiago Gomes (KTM).
“Foi a primeira vez que fiz este prólogo, é a primeira vez que estou a fazer esta prova. O ano passado apenas fiz três provas do CNTT. Este ano começou em Beja outra vez e gostei bastante. Foi um prólogo rápido, foi giro. Viemos para ganhar como é obvio, mas às vezes pensamos que vamos ganhar e não acontece, outras vezes somos surpreendidos pelo contrário. É tudo uma incógnita, mas para já estou satisfeito com esta entrada. Amanhã queremos andar na frente e ganhar o dia à geral, mas vamos ver como corre. É uma prova nova para mim, não sei o que vou encontrar, vamos ver. Espero que corra tudo pelo melhor”, refere Tomás Paulo à chegada ao Parque Fechado.