Na categoria de motos, o italiano Jacopo Cerutti foi o vencedor da primeira etapa com uma Aprilia Touareg 660. O vencedor da edição anterior ficou à frente de Alessandro Botturi e Pol Tarres, ambos com motos Yamaha.
A caravana do Africa Eco Race 2025 chegou a Tânger na madrugada de 31 de dezembro. Depois de uma receção calorosa das equipas do Tanger Med e de um pequeno-almoço tradicional marroquino, os concorrentes partiram para a primeira etapa até Tarda.
O percurso de 755 quilómetros deste longo dia incluía uma primeira etapa especial de 47 km. Tratava-se de um sector cronometrado totalmente novo e muito arenoso, que corria ao longo do mar nas dunas costeiras. Apesar da sua baixa quilometragem, esta especial foi um teste, com a sua navegação subtil e areia particularmente macia.
Jacopo Cerutti fez o melhor tempo em 38’33. No final, disse estar muito satisfeito por estar nas pistas marroquinas com o Africa Eco Race e que tinha “gostado muito desta etapa especial, sem se esforçar demasiado”. Pela Yamaha, Alessandro Botturi foi segundo em 39’28 e Pol Tarres terceiro, a 1 minuto e 44 do líder. Apesar de não terem cometido erros, ambos referiram que a navegação “não foi muito fácil” para uma primeira etapa curta, particularmente na última parte. Botturi disse que as suas sensações na mota eram “de topo”. Para Pol Tarres, é “um sonho voltar a percorrer as pistas marroquinas com o Africa Eco Race”.
Em 12º lugar, Marco Menichini da equipa Aprilia sofreu uma impressionante mas inconsequente queda a 200m da meta.
“Foi uma etapa curta, mas intensa. Consegui manter um bom ritmo, sem cometer erros e chegar à primeira vitória. Nestas condições arenosas, a moto deu-me excelentes sensações. Era importante permanecer na frente desde o primeiro dia. A segunda etapa será muito longa, mas continuaremos a dar o nosso melhor e a defender a liderança geral ”. Disse o vencedor da etapa inaugural, Jacopo Cerutti.
Todos os concorrentes e a equipa organizadora do Africa Eco Race festejaram o Ano Novo no meio do deserto, em Tarda, antes de enfrentarem hoje as vastas extensões do sul de Marrocos, numa etapa de 350 km.
Top 10
1º Jacopo Cerutti (APRILIA TUAREG) 38:33
2ª Alessandro Botturi (YAMAHA XTZ690) +55
3º Pol Tarres (YAMAHA XTZ690) +1:44
4º Borne Guillaume (HUSQVARNA 450) +3:42
5º Pal Anders Ullevaseter (KTM 450 RALLY) +5:36
6º Filippo Pietri (KOVE 450 RALLY) +5:55
7º Mathieu Liebaert (KTM RALLY REPLICA) +7:58
8º Joan Pedrero (HARLEY DAVIDSON PANAMERICA) +8:26
9º Guillem Martinez Boronat (KTM RALLY 450) +8:31
10º Francesco Montanari (APRILIA TUAREG) +8:46