Com uma extraordinária vitória na décima primeira etapa, Jacopo Cerutti conquistou o título do Africa Eco Race 2025, dando à equipa Aprilia Tuareg Racing o seu segundo título consecutivo neste icónico rali.
Os concorrentes do Africa Eco Race 2025 partiram de manhã da Mauritânia com destino ao Senegal. A etapa incluiu um total de 317 km, com uma nova especial de 82 km em torno de Mpal. A areia e a navegação complexa marcaram esta etapa, com numerosos trilhos sinuosos entre embondeiros, acácias e dezenas de trilhos paralelos. Os resultados finais já estão definidos e a especial de amanhã na praia de Lac Rose será puramente simbólica, pois as posições já estão confirmadas.
O piloto italiano Jacopo Cerutti conquista a segunda vitória na Africa Eco Race, batendo Alessandro Botturi por apenas 26 segundos. O duelo foi emocionante: esta manhã, apenas 9 segundos separaram os dois pilotos na classificação geral. Desde o início, ambos perceberam que a especial seria particularmente desafiadora. Os dois pilotos italianos lutaram por cada metro e, quando Cerutti cruzou a linha de chegada, contou os segundos enquanto esperava a chegada de Botturi. Botturi, além de um leve erro de navegação, ficou preso numa rede que arrastou até a linha de chegada sem conseguir se livrar dela.
Com esta vitória, Jacopo Cerutti conquista o segundo título consecutivo na Africa Eco Race. Ao chegar, em plena savana senegalesa, afirmou: “É incrível, estou muito feliz. Mas também sinto muito pelo Botturi, porque somos grandes amigos. Estas duas semanas de corrida foram incríveis, com altos e baixos para nós dois. Ele mereceu vencer tanto quanto eu, mas no final só pode haver um vencedor. Quero dedicar esta vitória à equipa e aos seus esforços incansáveis. Ganhar o Africa Eco Race pelo segundo ano consecutivo é um sonho”.
“É lamentável ter uma sorte tão má, mas isto pode acontecer nos ralis. Estava a esforçar-me ao máximo e tudo estava a correr como planeado até cerca de 20 km antes do final da etapa; uma rede de plástico apareceu do nada e ficou presa na minha moto. Tentei o meu melhor para a retirar, parando algumas vezes e perdendo tempo até conseguir chegar ao fim. Infelizmente, isso significou que perdi a vitória por apenas 26 segundos, depois de um rali muito longo e exigente. Gostaria de felicitar o Jacopo e a sua equipa pela vitória e por uma corrida fantástica. Foi uma das batalhas mais duras da minha carreira e só tenho respeito por ele. “ Disse Alessandro Botturi.
Guillaume Borne, que largou em quarto lugar na geral, deu tudo para chegar ao pódio, e conseguiu ultrapassar Guillem Martinez Boronat, que sofreu uma queda espetacular a apenas dez quilómetros da chegada. O espanhol, que dentro de alguns dias se tornará senegalês, ainda assim venceu a categoria Xtreme Rider By Motul (Malles Moto) e também os Rookie Riders by Acerbis.
Martinez Boronat, feliz e decepcionado, compartilhou: “ Estou muito feliz por ter vencido a categoria Malles Moto, mas também adorei o terceiro lugar. Fiz tudo sozinho, sem ceder ao cansaço. Esforcei-me muito hoje para vencer também a categoria 450, mas a 10 km da chegada caí. Parabéns ao Guillaume pela vitória na categoria 450. ”
Esta 16ª edição da Africa Eco Race incorporou o autêntico espírito do rally-raid, oferecendo desafios extraordinários e paisagens deslumbrantes. Amanhã, todos os concorrentes chegarão ao Lac Rose para a simbólica etapa final, com saída da praia de Kayar e chegada às margens do Lac Rose, onde a cerimónia oficial de entrega de prémios terá início a partir do meio-dia.
Resultado da Etapa 11
1º Jacopo Cerutti (Aprilia) 1h01m54s
2º Alessandro Botturi (Yamaha) +35s
3º Borne Guillaume (Husqvarna) +3m36s
4º Francesco Montanari (Aprilia) +4m03s
5º Giovanni Gritti (Honda) +6m13s
6º Joan Pedrero (Harley-Davidson) +6m21s
Classificação final
1º Jacopo Cerutti (Aprilia) 36h15m10s
2º Alessandro Botturi (Yamaha) +26s
3º Borne Guillaume (Husqvarna) +2m31:25s
4º Guillem Martinez Boronat (KTM) +2m32:46s
5º Mathieu Liebaert (KTM) +2m54:30s
6º Marco Menichini (Aprilia) +2m58:10s