Abu Dhabi Desert Challenge: Quintanilla vence etapa e mantém posição de líder
A equipa Honda está a dominar o Rally de Abu Dhabi. Após a vitória no prólogo, o chileno Pablo Quintanilla foi hoje mais uma vez o piloto mais rápido da primeira etapa e o seu companheiro de equipa Adrien Van Beveren manteve o segundo lugar.
Atravessando as profundezas do deserto do Empty Quarter, a etapa 1 ligou a cidade de Al Dhannah a Qasr Al Sarab com um total de 404 quilómetros. A especial teve 242 km de extensão, somados a uma ligação de mais 162 km.
Dunas e pistas de areia marcaram o dia, um terreno que atendeu perfeitamente ao perfil dos pilotos Honda, conforme demonstrado nos resultados. Pablo Quintanilla completou a especial com o melhor registo, 2 minutos à frente do francês Adrien Van Beveren e com uma vantagem de 3m12s sobre o terceiro classificado, Ross Branch, com a moto da Hero.
“Foi uma etapa ótima para mim, pois consegui encontrar um bom ritmo desde o início. O terreno não era fácil, com muitos desníveis nas dunas e algumas partes rápidas difíceis de ver Acredito que consegui o equilíbrio certo entre velocidade e navegação. Vencer o prólogo e a primeira etapa significa que começamos a corrida com o pé direito”, disse o piloto chileno da Honda.
José Ignácio Cornejo (Honda) e Toby Price completaram a classificação dos cinco primeiros, a pouco mais de 4 minutos do tempo do mais rápido. Mas se Nacho Cornejo, terceiro a iniciar a especial aproveitou a ‘boleia’ de Skyler Howes na primeira parte da especial para ganhar ritmo, o australiano da KTM foi o nono piloto a entrar no trajeto crononometrado e fez praticamente toda a especial ao ataque.
“Foi um bom dia mas um pouco diferente do que vimos no passado neste evento. Embora a etapa fosse rápida, com muitas rectas, as dunas revelaram algumas surpresas com muitas zonas de areia macia que me apanharam de surpresa, o que tornou difícil atacar o tempo todo. Espero fazer outro dia forte amanhã”. Disse Price, quinto mais rápido na etapa e que agora é terceiro da geral, a 5m17s de Pablo Quintanilla, líder do rally desde o prólogo.
Ricky Brabec (Honda), Luciano Benavides (Husqvarna), Skyler Howes (Husqvarna), Mason Klein (Bas KTM) e Paolo Lucci (Solaris Racing Husqvarna) completam o top 10 da geral após a Etapa 1.
Amanhã a Etapa 2 manterá a competição na mesma região, com um percurso de 257 quilómetros ao redor de Qasr Al Sarab – somados por um percurso de 108 quilómetros no Empty Quarter, com trilhas de areia e enormes dunas a serem vencidas. Pablo Quintanilla e Adrien Van Beveren abrem a pista.
RESULTADO DA ETAPA 1
1. Pablo Quintanilla (CHI), Honda, 3:00:15
2. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 3:02:15 +2:00
3. Ross Branch (BWA), Hero, 3:03:27 +3:12
4. Jose Ignacio Cornejo (CHI), Honda, 3:04:31 +4:16
5. Toby Price (AUS), KTM, 3:04:52 +4:37
CLASSIFICAÇÃO GERAL
1. Pablo Quintanilla (CHI), Honda, 3:40:15
2. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 3:42:31 +2:16
3. Toby Price (AUS), KTM, 3:45:32 +5:17
4. Ross Branch (BWA), Hero, 3:45:35 +5:20
5. Jose Ignacio Cornejo (CHI), Honda, 3:47:51 +7:36