A temporada de 2017/2018 do X-Trial (Mundial de Trial Indoor) chega ao fim na quinta-feira com a realização da sétima ronda do ano que terá lugar na Laszlo SportArena que está localizada na capital húngara, Budapeste.
Esta ronda ficará marcada pela ausência de Toni Bou que na jornada anterior, em Paris, já selou a conquista do 12º título mundial consecutivo na vertente de indoor. Bou falhará a ronda magiar por precaução médica. Tudo está relacionado com a fratura de três vértebras lombares, há pouco mais de um mês, na sequência de uma aparatosa queda durante um prova de trial indoor em Le Mans (França).
O piloto catalão não está totalmente recuperado desse incidente, pelo que na ronda anterior competiu limitado fisicamente. Fechou o evento em quinto, posição no entanto suficiente para festejar o título.
“É uma pena não poder competir, mas os médicos disseram-me que não é necessário correr mais riscos. Esta é a melhor decisão depois de ter decidido participar na prova de Paris. Passei mal nas horas seguintes à prova. De tal forma que pensei que a melhor opção é não estar presente em Budapeste e apontar o meu foco para a recuperação. Com o ‘título no bolso’ esta é a melhor decisão se quiser estar em boa forma no próximo evento”, referiu Toni Bou, que assim irá fechar a temporada de 2017/2018 do X-Trial com cinco triunfos, que foram obtidos nas primeiras cinco rondas da época.
Desta forma a Montesa-HRC vai a jogo, em Budapeste, somente com o veterano Takahisa Fujinami, que neste momento ocupa o oitavo lugar do campeonato.