A primeira visita do X-Trial à Noruega terminou com a quarta vitória consecutiva do ano para Toni Bou. O seu companheiro de equipa Gabriel Marcelli averbou o segundo lugar, garatindo um ‘1-2’ para a equipa Repsol Honda Trial Team. Jaime Busto (GASGAS Factory Team) subiu ao último degrau do pódio.
No topo do Q1 e mais rápido na Superpole, Bou atacou os seus oponentes nas três seções iniciais da Final e garantiu sua última vitória com três voltas de sobra. Bou marcou apenas uma marca nas três seções iniciais de uma Final que rapidamente se transformou numa batalha pelo pódio entre Gabriel Marcelli, Jaime Busto e Alex Canales (Montesa).
Canales foi um classificado surpresa do Q2, onde perdeu apenas três marcas, em comparação com quatro para Matteo Grattarola (Beta) e dois fiascos para Benoit Bincaz (Sherco). Mas o estreante no X-Trial, Canales, falhou em todas as seis Seções numa desafiadora Grande Final e teve que se contentar com o quarto lugar.
Mas não havia nada a escolher entre Marcelli e Busto pelo segundo lugar. Uma falha de Busto na Seção Dois, onde Marcelli precisou de apenas duas marcas, o deixou com terreno para se recuperar. Busto compensou isso na Seção Três, quando Marcelli falhou, e como o único piloto ‘limpo’ na Seção Cinco chegou a terceiro. Marcelli manteve a calma, no entanto, com uma limpeza no escoamento, enquanto um toque para Jaime Busto foi um fim custoso para a sua noite. Bou agora lidera Busto por 95 pontos a 64, com Marcelli em terceiro com 51.
Matteo Grattarola (Beta) fez sua melhor finalização em suas três aparições nesta temporada até agora com o quinto lugar, mas deve ter ficado frustrado por deixar escapar sua vaga na Final depois de totalizar apenas uma marca a mais que Gabriel Marcelli no Q1 e terminar apenas sete décimos de segundo atrás de Alex Canales no Q2. Enquanto isso, com o seu pior resultado da temporada até agora, o francês Benoit Bincaz cai de apenas três pontos para quatorze atrás de Marcelli e do ranking de medalhas. Os pilotos locais Sondre Haga (GasGas) e o estreante Mats Nilsen (TRRS) completaram o grid de oito pilotos.

Toni Bou (1º): “Estou muito feliz por ter adicionado este evento à minha lista de honra e por ser o primeiro vencedor de Stavanger. Sinceramente, comecei a final em muito boa forma e consegui realmente consolidar uma liderança inicial. Mas as seções estavam muito escorregadias, mais do que o normal. A equipa fez um ótimo trabalho novamente, então devo parabenizá-los.”

Gabriel Marcelli (2º): “Estou feliz com este segundo lugar, que é o meu melhor resultado da temporada até agora. Realmente não estava muito à vontade esta noite, mas o segundo lugar é uma boa notícia para o campeonato.”

Jaime Busto (3º): “Estou relativamente satisfeito porque inicialmente não tinha certeza se chegaria à final. Dei tudo de mim e só perdi o segundo lugar no segundo turno. Então, tenho que ficar satisfeito.”

No troféu feminino, Berta Abellán (Scorpa) conquistou vitórias consecutivas. Apenas seis dias após a ronda inaugural em Barcelona, o X-Trial Stavanger revelou-se mais renhido, uma vez que Abellán e Andrea Sofia Rabino (Beta) só puderam ser separados por um tie-break no tempo em cada uma das duas rondas. Denisa Pechackova (TRRS) completou o pódio com seis marcas, o que significa que ela e Rabino estão empatadas em segundo lugar, a treze pontos de Abellan, a caminho da Ronda Final em Tallinn, em abril.
A sexta etapa do Campeonato do Mundo de 2025 terá lugar em Wiener Neustadt, na Áustria, no dia 15 de março.
Classificação final – X-Trial Noruega
1º Toni Bou (Montesa), 16 pontos
2º Gabriel Marcelli (Montesa), 23
3º Jaime Busto (GASGAS), 23
4º Alex Canales (Montesa Talent School), 30
5º Matteo Grattarola (Beta),
6º Benoit Bincaz (Sherco),
Campeonato (após 5 rondas)
1º Toni Bou, 95 pontos
2º Jaime Busto, 64
3º Gabriel Marcelli, 51
4º Adam Raga, 48
5º Benoit Bincaz, 37
6º Matteo Grattarola, 14