A estrela da GASGAS Factory Racing inicia a temporada Indoor de 2025 com uma grande vitória em Espanha. Toni Bou e Adam Raga completaram o pódio.
Jaime Busto, saiu vitorioso da primeira ronda do Campeonato Mundial FIM X-Trial de 2025, conquistando a vitória geral em Madrid, Espanha. Este priimeiro evento trouxe muitas batalhas emocionantes e uma finalização muito disputada, na qual Jaime subiu com a sua GASGAS TXT GP 300 ao topo do pódio e assumiu a liderança do campeonato.
A primeira etapa da temporada 2025 apresentou aos pilotos o novo formato da competição, começando pelo Q1, em que os três primeiros colocados vão direto para a final. Jaime começou muito bem, superando quatro das seis seções e recebendo uma única nota na seção três. Um erro no último trecho rendeu cinco pontos a Jaime, mas a sua baixa pontuação geral fez com que o espanhol terminasse a corrida na segunda posição.
Graças ao seu forte desempenho no Q1, Busto foi para a recém-introduzida Superpole para determinar a ordem de largada para a final. Como terceiro piloto a largar, Jaime completou o sprint de três seções em 53 segundos com a sua TXT GP 300, alcançando o segundo tempo mais rápido.
A final foi muito disputada, com quatro pilotos enfrentando seis trechos difíceis diante de milhares de torcedores espanhóis. Na complicada seção de abertura, todos os quatro competidores receberam cinco pontos, mas na seção dois, onde todos cometeram erros, colocou-se Busto na liderança, mantendo a primeira posição até ao final da final para conquistar a sua primeira vitória na temporada de 2025 e garantir a liderança do campeonato.
Jaime Busto (1º / GASGAS): “Estou muito feliz por começar a temporada assim, com uma vitória! Fiquei um pouco nervoso na primeira volta. Na final comecei com um erro, foi um pouco estranho mas correu bem, fui o único que passou numa das secções sem cometer erros, o que me deu muita confiança, por isso estou muito feliz e ansioso pela segunda prova em França.”
Toni Bou (2º / Honda): “Foi um dia estranho. Ganhamos a primeira volta e a Super Pole, além de tirar um zero no primeiro trecho da final, mas acabaram me dando cinco. Eles nos disseram que nós poderia pular a parte final, mas parece que houve um mal-entendido e não foi o caso. É uma pena porque se tivéssemos feito um zero ali teríamos muito mais chances de vencer, mas a realidade é que a partir daí. primeira área, perdi um pouco os nervos e as coisas não correram bem. e temos que aprender com eles. Felizmente, no último minuto conseguimos recuperar e terminar em segundo lugar.”