O piloto alemão bateu o líder do campeonato Dominique Aegerter por apenas 0,036s numa Superpole combatida
A sessão da Tissot Superpole para o Campeonato do Mundo de Supersport foi um muito disputada no Circuito de Jerez – Angel Nieto, acabando com Philipp Oettl (Kawasaki Puccetti) a reivindicar a sua primeira pole position em SSP no local onde conquistou a sua primeira vitória em Moto3 em 2018.
Oettl teve de bater o líder do Campeonato Dominique Aegerter (Ten Kate Racing Yamaha) ao cronómetro para tal.
Oettl foi rápido na sexta-feira em Jerez e continuou na sessão da Superpole de sábado, ao fazer um 1:41.798s para reclamar a primeira pole position alemã nas SSP desde Sandro Cortese em Brno, em 2018.
A sua volta falha por pouco o recorde de todas as voltas estabelecido por Federico Caricasulo (Biblion Iberica Yamaha Motoxracing).
Aegerter reclamou a segunda posição em Jerez no seu regresso às SSP depois de ter falhado a ronda da Catalunha, enquanto Caricasulo ficou com a sua segunda primeira fila da época e o seu melhor resultado na Superpole desde a sua pole no Estoril.
Manuel González (Yamaha ParkinGo) liderará a segunda linha de ambas as corridas depois de ocupar o quarto lugar, a 0,248s de Oettl, enquanto Randy Krummenacher (CM Racing) ficou em quinto, faltando apenas 0,013s para o quarto lugar.
O finlandês Niki Tuuli (MV Agusta Corse Clienti) completará a linha em 6º depois de uma forte exibição como única piloto de MV Agusta em Jerez.
Steven Odendaal (Evan Bros. Yamaha Team) irá liderar a terceira linha com o sétimo lugar, na esperança de poder atacar Aegerter nas corridas e fechar a distância no Campeonato, enquanto Raffaele De Rosa (Orelac Racing VerdNatura) irá partir em oitavo e Can Öncü (Kawasaki Puccetti Racing) em nono, apesar de uma queda na Curva 6 no final da sessão.
O estreante Stefano Manzi (Yamaha GMT94) ficou entre os dez primeiros na sua primeira sessão da Superpole em SSP, com o companheiro de equipa Jules Cluzel em 12º lugar.