Parece ter sido ensaiada em laboratório a magnífica ultrapassagem do piloto de Granollers a Jack Miller e Brad Binder na última chicane do TT Circuit Assen.
Aleix Espargaró tinha tudo o que precisava para vencer, especialmente a velocidade, mas enquanto em segundo lugar na quinta volta, foi atingido pela moto de Quartararo numa tentativa falhada de ultrapassagem. Ao terminar na gravilha, Aleix voltou à pista e, apoiado por um RS-GP extremamente rápida, ou “brutal”, tal como ele a definiu, ganhou onze posições, bateu o recorde de volta rápida da pista, e terminou apenas dois segundos e meio atrás do vencedor. A sua manobra foi uma obra-prima que durante muito tempo será lembrada como uma das mais arrojadas da história recente do ‘Grand Prix Motorcycle Racing’.
“Há algo pelo qual eles não dão pontos mas que é extremamente importante para mim, especialmente em termos do campeonato, e que é a sensação de me sentir como o melhor em pista. Hoje, voltei a ter essa sensação.
Tive-a durante todo o fim-de-semana e tenho a certeza de que a vitória teria estado dentro do nosso potencial. A minha Aprilia foi extraordinária hoje. Infelizmente, o contacto foi uma situação de azar e depois disso concentrei-me apenas em dar cem por cento e demonstrar a minha velocidade.
Antes do fim-de-semana eu tinha dito que o meu objectivo era fechar a diferença de pontos atrás de Fabio antes das férias de Verão e conseguimos fazer exactamente isso, com um desempenho importante.”