O Campeonato Espanhol de Superbike (ESBK) de 2025 arrancou este sábado no circuito Jerez-Ángel Nieto. O sul-africano Steven Odendaal foi o vencedor da corrida 1 de SBK. Ivo Lopes chegou a liderar a corrida, mas passou por problemas que o relegaram para o quinto lugar.
Após o cancelamento dos testes e o adiamento desta primeira etapa do calendário devido às fortes chuvas que deixaram a pista de Jerez intransitável por semanas, as equipas começaram esta temporada praticamente sem pilotar no seco. Um grande desafio para um sábado onde o clima acabou por dar uma trégua.
Chegada a hora para o tiro de largada da categoria principal, muitas perguntas estavam por ser respondidas, mas o foco principal era a evolução da eletrónica da Kawasaki. Um passo à frente foi confirmado por Román Ramos, que garantiu a pole position de Andreani, à frente de Borja Gómez e Ivo Lopes.

O sábado também foi marcado por uma grande corrida com até quatro mudanças de liderança. Borja ultrapassou Ramos na largada e liderou as primeiras voltas. No entanto, o piloto da Laglisse sofreu uma queda na terceira volta que o relegou para os últimos lugares. A luta ficou entre um trio formado por Lopes, Ramos e Odendaal.
O piloto português da BMW assumiu a liderança e tentou uma fuga, mas também sofreu um incidente na reta final que o tirou da luta. Enquanto isso, Odendaal ultrapassou Román e iniciou uma mudança de ritmo que o seu rival não conseguiu acompanhar. O sul-africano conquistou assim sua primeira vitória do ano, à frente do piloto da Kawasaki e de Christophe Ponsson. Ivo Lopes e Borja Gómez minimizaram as perdas e terminaram em quinto e sétimo, respetivamente.