Vários pilotos de MotoGP são da opinião que os outros fabricantes não terão opção senão copiar o “arrefecedor de pneu” da Ducati, uma vez que este foi declarado legal pelo Tribunal de Recurso da FIM há 2 dias. É que além de conservar o pneu melhor, ao refrigerá-lo ao longo da prova, o pequeno componente ainda coloca mais pressão no pneu sob travagem, mais uma vez ajudando a minimizar a derrapagem
Aleix Espargaro é um dos que acredita que o peso que a peça coloca a mais no pneu é uma vantagem. Outros pilotos comentaram que é normal outros tentarem uma solução que um concorrente esteja a usar com sucesso.
“Por certo, a Honda está a analisar o caso, e a ver se se pode melhorar o efeito ainda mais” –disse Marc Marquez, que acabou em segundo no Qatar a apenas 0.023s de Dovizioso.
“ Tenho a certeza que outras marcas vão experimentar algo semelhante… mas não deve contar para mais que uma décimas..” – acrescentou o multi-campeão.
Alex Rins da Suzuki era da mesma opinião, sem levar demasiado a sério o efeito: “Fui quarto no Qatar e não notei grande diferença na moto do Dovi com o spoiler… só na reta, mas aí é por outras razões…”
A Yamaha, que já usara um aparato semelhante em corridas à chuva em 2018, foi a única marca que não participou no protesto: “O que temos é para a chuva, para defletir água do pneu e não creio que tenha qualquer efeito no seco…” disse Maverick Viñales.
Já Rossi disse que faz sentido considerar tudo que um rival use com sucesso, mas declarou não saber se a Yamaha ia considerar algo do género no futuro…