WWCR, Jerez: Sanchez vence, Herrera cai e Carrasco leva o título para casa
Sara Sanchez venceu a segunda corrida do Campeonato do Mundo Feminino na ronda final de Jerez, mas com um terceiro lugar, Ana Carrasco consagrou-se como a primeira campeã mundial do jovem campeonato.
Este é o segundo título de Carrasco, que venceu o Campeonato do Mundo de Supersport 300 em 2018. A candidata ao título, Maria Herrera, colidiu com Sara Sanchez e caiu na última curva, pondo fim à sua candidatura ao campeonato. A americana Mallory Dobbs terminou em 11º.
Filme da corrida
Na manhã de domingo, 11 voltas ao circuito espanhol, com o paddock a entrar em pista pela última vez em 2024. Os fãs espanhóis concentraram a sua atenção nas rivais espanholas Maria Herrera e Ana Carrasco quando as luzes se apagaram. Foi Herrera que esteve mais forte desde o início da Corrida 2, liderando o grupo nos primeiros sectores, à frente de Carrasco e de uma impressionante Chloe Jones (GR Motorsport) na terceira posição.
À entrada para a segunda volta, foi a líder do mundial, Carrasco, que assumiu o comando da corrida, ficando em primeiro à frente da vencedora do pódio da Corrida 1, Beatriz Neila e de Jones. Herrera ficou algumas posições atrás do trio da frente, mas rapidamente recuperou na terceira volta ao ultrapassar Jones, subir ao segundo lugar e perseguir Carrasco. Apesar de um início prometedor para a estreante Jones, depois de um salto no arranque, recebeu uma dupla penalização de Long Lap.
À medida que as voltas passavam, era Herrera quem liderava a apenas três voltas do fim, com a italiana Roberta Ponziani (Yamaha Motoxracing WCR Team) e Sara Sánchez (511 Terra&Vita Racing Team) a perseguirem-na, com Carrasco em quinto.
A emoção aumentou à medida que as pilotos entraramna última volta da corrida, e foi Herrera quem assumiu a liderança na curva 7, à frente de Sánchez, enquanto o grupo de cinco líderes entrava nos últimos sectores do circuito. Maria Herrera fez uma corrida bem planeada ao longo de toda a prova, mas que em breve seria desfeita quando o pelotão se dirigiu para a última curva e Herrera bateu no pneu traseiro de Sanchez e caiu, abandonando a corrida e a luta pelo título.
As restantes quatro pilotos correram para a bandeira axadrezada e foi Sanchez que chegou à primeira posição, à frente de Neila e da nova Campeão do Mundo Ana Carrasco. A italiana Ponziani voltou a falhar o pódio, com Pakita Ruiz (PS Racing Team 46+1) em quinto e Chloe Jones a fechar as seis primeiras classificadas.
Classificação da Corrida 2:
1. Sara Sánchez (511 Terra&Vita Racing Team)
2. Beatriz Neila (Ampito / Pata Prometeon Yamaha) +0.368s
3. Ana Carrasco (Evan Bros Racing Yamaha Team) +0.639s
4. Roberta Ponziani (Yamaha Motoxracing WCR Team) +0.722s
5. Pakita Ruiz (PS Racing Team 46+1) +1.039s
6. Chloe Jones (GR Motorsport) +10.927s
Volta mais rápida: María Herrera – 1’52.020s
Campeonato do Mundo
1. Ana Carrasco (Evan Bros Racing Yamaha Team) 244 pontos
2. Maria Herrera (Klint Forward Factory Team) 215
3. Sara Sanchez (511 Terra&Vita Racing Team) 191
4. Beatriz Neila (Ampito / Pata Prometeon Yamaha) 172
5. Roberta Ponziani (Yamaha Motoxracing WCR Team) 135
6. Pakita Ruiz (PS Racing Team 46+1) 112