WSSP300, Superpole: Loris Veneman na pole-position
O jovem holandês esteve na pole em Most e voltou a conquistar essa posição em Portimão depois de um desempenho impressionante na Tissot Superpole. Tomás Alonso e Dinis Borges terminaram a sessão com sortes distintas.
Loris Veneman (MTM Kawasaki) parece ter feito da pole position um hábito nos últimos tempos depois de ter conquistado a P1 na sessão Tissot Superpole do Campeonato do Mundo FIM Supersport 300. O #7 ficou mais de meio segundo à frente do colega de equipa Mirko Gennai, em segundo, no Autódromo Internacional do Algarve, repetindo o seu maior sucesso na Superpole. A primeira linha da grelha para a Corrida 1 da ronda portuguesa será completada por Galang Hendra Pratama (ProGP NitiRacing).
Jeffrey Buis (Freudenberg KTM) foi o mais rápido nos primeiros cinco minutos ao assinar 1m56,712s antes de cair na Curva 5. As bandeiras vermelhas foram acionadas brevemente a pouco menos de 20 minutos do final da corrida, na sequência de um incidente na reta da meta envolvendo Ruben Bijman (Team Flembbo-PL Performances) e Dinis Borges (Speed Master Racing Team), para permitir a recuperação das suas motos. O português foi levado para o centro médico para um check-up após o acidente.
Quando a sessão recomeçou, Veneman chegou ao topo da tabela de tempos ao marcar 1m55,745s, com 0,171s de vantagem sobre o colega de equipa Gennai, que alinhou provisoriamente num MTM Kawasaki 1-2, antes de Veneman melhorar novamente para 1m55,550s e aumentar a sua vantagem sobre Gennai. Para se manter firme na pole, o #7 foi ainda mais rápido – com 1m55,399s – nos últimos cinco minutos para conquistar a sua segunda pole e a segunda em duas rondas. Na primeira linha da grelha de partida, o seu companheiro de equipa Gennai, com o indonésio Pratama a completar a primeira linha em terceiro, a 0,563s de Veneman.
Inigo Iglesias (Fusport-RT Motorsports by SKM-Kawasaki) caiu na Curva 5 após o reinício da sessão, mas a sua equipa conseguiu colocá-lo de volta à pista nos momentos finais para garantir a terceira linha de partida com o P7. O colega de equipa Carter Thompson, que foi tão impressionante na sua estreia em Most, vai alinhar ao lado do #58 a partir de oitavo, com David Salvador e Unai Calatayud (ARCO SASH MotoR University Team) a completarem os dez primeiros.
Buis conseguiu voltar à pista depois da queda, mas apenas conseguiu a P18, logo à frente do colega de equipa Phillip Tonn. Giacomo Zannini (Team ProDina Kawasaki) foi 29º depois de ter caído no final da sessão de 25 minutos na Curva 13. Borges foi 32º depois do incidente, enquanto Bjman regressou à pista para ser 28º. Tomás Alonso (Pons Motorsport Italika Racing) assegurou o 24º lugar na grelha de partida, depois de ter estado no top 10 desta concorrida categoria de jovens lobos.