WSSP300, Most: Loris Veneman faz a pole, Buis cai
Depois de uma pausa de quatro semanas, o Mundial de Supersport 300 entra na sua quinta ronda do calendário. O piloto da Kawasaki Loris Veneman venceu a Superpole à frente de Carter Thompson e Marco Gaggi. Jeffrey Buis levou a KTM 390 ao décimo lugar após uma queda.
A qualificação de 25 minutos no Autódromo Most começou às 14h10 e decorreu com tempo perfeito e mais de 30 graus Celsius. Após 5 minutos, Loris Veneman (Kawasaki) começou por ser o mais rápido um tempo de volta de 1:46.777 minutos. Após dez minutos, dois pilotos de topo, Jeffrey Buis (KTM) e Aldi Mahendra (Yamaha), caíram. O holandês calculou mal e travou na curva 1 tocando no infeliz indonésio. Entretanto, Mirko Gennai (Kawasaki) assumiu a liderança à frente de Thompson em 1:46.366 minutos.
A meio da sessão, Veneman baixou o melhor tempo para 1m46s137. Após um pit stop, todos os 33 pilotos partiram em busca dos tempos finais. A quatro minutos do fim, um acidente em massa envolveu cinco pilotos e causou bandeiras amarelas, para depois a sessão ser interrompida a dois minutos do final. A paragem foi causada pelas quedas de Galang Hendra Pratama (Yamaha) e Ivan Bolano Hernandez (Kawasaki) que tiveram de ser assistidos no centro médico.
Como ainda havia tempo suficiente para permitir aos pilotos fazer uma volta rápida, a qualificação foi reiniciada. No entanto, Loris Veneman manteve-se na pole à frente de Carter Thompson (ambos Kawasaki) e Marco Gaggi (Yamaha), que esteve envolvido no acidente em massa. O espanhol Marc Garcia levou a Kove ao 9º lugar da grelha. Buis limitou os danos na décima posição e foi por isso o melhor piloto da KTM.