WSSP, Most: Pole-position de Yari Montella
O italiano da Barni Racing bateu Adrian Huertas na luta pela pole-position em Most, com Stefano Manzi a fechar a primeira linha para a corrida de amanhã.
A Superpole aconteceu a meio tarde de sexta-feira com um belo clima de verão no circuito checo. Devido ao tempo reduzido de treino, os pilotos aproveitam a maior parte dos 40 minutos da sessão de qualificação para ajustar as suas motos.
Os tempos da manhã foram rapidamente superados. Após 15 minutos, Montella liderou a tabela de tempos com 1m34.792 minutos, à frente de Valentin Debise (Yamaha) e do líder do mundial Adrian Huertas (Ducati). Com exceção de Niki Tuuli (Ducati), que ainda não tinha completado uma volta cronometrada, todos os participantes melhoraram.
A meio da sessão de Superpole houve um novo líder com Stefano Manzi (Yamaha) a baixar o cronómetro para 1m34.700. Nesta altura Marcel Schrötter com a MV Agusta ocupava 7ª posição, um segundo atrás. Um pouco depois, Huertas impressionou com o tempo recorde de 1m34.281s. O espanhol liderava a lista de tempos com 0,4 segundos de vantagem sobre Manzi, Montella. e Debise.
Nos últimos dez minutos os pilotos fizeram uma paragem nas boxes para colocar um novo pneu traseiro para a sua última tentativa de volta rápida. Manzi (Yamaha) fez uma volta com a Yamaha R6 que só o levou ao segundo lugar. Montella também falhou o tempo de Huertas, mas apenas por 0,062 segundos. Na segunda volta rápida, o italiano deu tudo para bater Huertas colocou o melhor registo em 1:34,126 minutos. Com Montella, Huertas e Manzi, os três primeiros da classificação geral ocupam a primeira linha do grelha. O piloto da Ducati Yari Montella garantiu a pole position e Marcel Schrötter parte da terceira fila com a MV Agusta.