WSSP, Jerez: Manzi fecha o ano com duplo triunfo
Stefano Manzi venceu a segunda corrida do Mundial de Supersport na ronda final em Jerez. Valentin Debise e Bo Bendsneyder no pódio, à frente de Adrian Huertas.
Manzi conquistou as duas vitórias do fim de semana e terminou em segundo lugar no campeonato. Está prevista a troca da sua Yamaha YZF-R6 por uma YZF-R9 na próxima época de Supersport.
Filme da corrida
Foi o piloto turco Can Oncu (Kawasaki Puccetti Racing) que demonstrou um arranque relâmpago desde o apagar das luzes, liderando o pelotão nos sectores iniciais do circuito espanhol. No entanto, a sua liderança durou pouco, pois caiu na Curva 9; o #61 sofreu uma queda na entrada da curva, abrindo caminho para Manzi assumir a primeira posição, com Debise e Adrian Huertas (Aruba.it Racing WorldSSP Team) a persegui-lo.
A 12 voltas do final da corrida, apenas um segundo separava o trio da frente, enquanto mais atrás era Bendsneyder e Federico Caricasulo (Motozoo ME AIR Racing) que lutavam por uma classificação entre os quatro primeiros. No entanto, apenas algumas voltas depois, o piloto italiano #64 caiu na sexta curva, com Yari Montella (Barni Spark Racing Team) a aproveitar o seu erro e a subir para sexto, à frente de Jorge Navarro (Orelac Racing VerdNatura).
À medida que as últimas voltas se aproximavam, Bendsneyder encontrou um lugar no final da corrida, fechando a diferença sobre Huertas e ultrapassando-o para chegar a uma posição no pódio, e o #99 não conseguiu responder. Quando a bandeira axadrezada chegou, foi Manzi quem cruzou a linha de meta para terminar o seu fim de semana perfeito com duas vitórias em duas corridas, logo seguido por Debise e Bendsneyder, que conquistou o seu primeiro resultado no pódio. O recém-coroado Campeão do Mundo, Huertas, manteve uma sólida quarta posição, liderando Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse) e Navarro na linha de meta e fechando os seis primeiros classificados.
O francês Lucas Mahias (GMT94 Yamaha) cruzou a linha de meta com a sua Yamaha para terminar em sétimo, à frente de Montella e Bahattin Sofuoglu (Yamaha Thailand Racing Team) em oitavo e nono, enquanto Simone Corsi (Renzi Corse) completou os dez primeiros na Corrida 2.
Com este segundo triunfo em Jerez, Stefano Manzi alcançou o 19º pódio da temporada do Mundial de Supersport de 2024.