WSBK: Primeiras imagens da R1 com ‘winglets’
O fabricante japonês apresentou uma nova versão da R1, completa com um novo pacote aerodinâmico.
Antes da ronda italiana, a Yamaha apresentou uma R1 modificada que irá correr durante o resto do Campeonato do Mundo de Superbike de 2024. A mudança mais óbvia é a adição de asas, seguindo os gostos dos seus rivais, mas falando no Circuito de Cremona, o Diretor de Corridas de Estrada e I&D da Yamaha Motor Europe, Andrea Dosoli, deu mais informações sobre as alterações.
Falando durante o FP1 na sexta-feira em Cremona, o Coordenador Técnico da Yamaha WorldSBK, Riccardo Tisci, disse: “O objetivo das novas peças é principalmente aumentar a força descendente para ter menos wheelie, melhores e mais rápidas velocidades em curva. Penso que estamos a continuar com o desenvolvimento da moto e a confiar realmente nesta moto.
Este é apenas o início de uma nova era da R1. Temos de ver como é que esta nova moto se vai comportar face a todos os concorrentes, mas pelos números, parece que estamos num bom caminho em termos de manobrabilidade e downforce sem sacrificar demasiado o arrasto.”
Quando questionado sobre se a Yamaha poderia ser mais competitiva agora do que no início da época, Tisci disse: “Espero que sim, mas o mais importante é que queremos ser mais competitivos em todas as corridas e começar a época de 2025 em boa forma.”
A Yamaha vai correr com a nova R1 nas últimas quatro rondas de 2024, recolhendo dados valiosos para a próxima temporada.