WSBK: Nicolo Bulega lidera TL1 em Jerez
O Treino Livre 1 do Mundial de Superbike em Jerez, terminou com os dois primeiros do campeonato separados por apenas 0,022s.
Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) ganhou vantagem sobre Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad) na sessão de abertura da ronda espanhola do World Superbike ao garantir a P1 pela margem mínima, enquanto 14 pilotos ficaram separados por 0,831s, numa altura em que o pelotão se prepara para um épico final de temporada.
Razgatlioglu foi rápido na sua primeira saida para a pista, mas viu o seu tempo batido por Bulega depois do italiano ter optado por completar um primeiro stint mais longo, quando assinou 1m39,744s na terceira última volta para bater o seu rival pelo título por apenas 0,022s, com o fim de semana de decisão do título a começar a favor do piloto da Ducati.
Razgatlioglu completou três saídas curtas no FP1 enquanto os dois optaram por estratégias diferentes. Andrea Iannone (Team GoEleven) assegurou a P3 com 1m39,967s, o último piloto na casa de 1m39s, com o “The Maniac” a fazer a sua melhor volta a seguir a Bulega.
Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) chegou a Jerez fresco do seu melhor fim de semana da época no Estoril e continuou assim no FP1, com uma volta final em 1m40,048s para se colocar em P4 e a apenas alguns décimos do ritmo de Bulega. Iker Lecuona (Team HRC) continuou a forte corrida da Honda com o quinto posto, depois de ter sido despromovido pelo #65 para a P5, mas a sua marca de 1m40,241s foi suficiente para garantir quatro fabricantes diferentes nos cinco primeiros. Ficou um décimo à frente de Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) em sexto, depois do #14 ter rodado 0,603s mais lento que Bulega.
Foi uma sessão renhida na FP1, com Scott Redding (Bonovo Action BMW) em sétimo, mas a apenas 0,002s de Sam Lowes, enquanto foi meio décimo mais rápido que Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) em oitavo. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) foi nono ao completar 21 voltas, o número mais alto da sessão, à frente de Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) em P10.
O português Ivo Lopes (Petronas MIE Racing Honda) terminou em P24, logo atrás das estrelas britânicas do BSB, Kyle Ryde e Tommy Bridewell.