WSBK, Jerez: Bulega vence na consagração de Toprak, Ivo Lopes 20º
Toprak selou hoje o título mundial de Superbike com um segundo lugar, atrás do dominante Bulega enquanto a Ducati venceu o Campeonato de Construtores, com Locatelli a levar a Yamaha ao pódio da Corrida 1.
O Mundial de Superbike foi para o Circuito de Jerez – Angel Nieto na tarde de sábado para a Corrida 1 da ronda espanhola, e a corrida de 20 voltas resultou em Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad) a assegurar o título do Campeonato do Mundo de SBK de 2024. Enquanto o turco fazia uma corrida forte e calculada na segunda posição, o seu rival mais próximo Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) dominou, vencendo a primeira corrida do fim de semana. O piloto italiano Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) conquistou a vaga final no pódio em terceiro lugar.
As voltas iniciais viram vários pilotos incapazes de obter largadas positivas, com os pilotos britânicos Tarran Mackenzie (PETRONAS MIE Racing Honda) e Tommy Bridewell (Honda Racing UK) a cairem fora da disputa na curva 6 na volta 1. Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) também abandonou após um acidente na primeira volta, enquanto o campeão mundial de 2023 Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) foi outra vítima a cair na gravilha.
De volta à frente, ficou claro que Razgatlioglu não conseguiu igualar o forte ritmo de corrida demonstrado por Bulega, e Locatelli mostrou-se incapaz de caçar um consistente #54 em segundo. Lowes da Kawasaki estava bem próximo de Lecuona, logo fora do ranking do pódio, com o companheiro de Toprak, van Der Mark, em sexto. As posições permaneceram praticamente as mesmas durante a Corrida 1 e, descartando quaisquer erros dos pilotos, ficou claro que os espectadores espanhóis iriam testemunhar o Campeão Mundial de 2024 a receber a sua coroa.
Quando os pilotos entraram na volta final da corrida, a box da BMW preparou-se para o que seria um dia histórico para eles, já que o seu piloto #54 cruzou a linha em segundo lugar e garantiu seu título na primeira corrida de Jerez. O piloto turco de 28 anos dá continuidade ao seu sucesso em 2021, adicionando outro Campeonato do Mundo de Superbike ao seu nome e alcançando a primeira vitória da BMW no campeonato. Toprak conseguiu o seu 25º pódio da temporada ao ficar ao lado de Bulega e Locatelli no pódio espanhol para celebrar um dia memorável em Jerez.