WSBK: VD Mark na frente, Toprak sofre queda
O 1º dia de treinos do Mundial de Superbike 2024 em Magny-Cours, fechou com Michael van der Mark (BMW) no topo e com uma queda feia do líder Toprak Razgatlioglu.
A BMW mostrou um ritmo forte na sexta-feira, apesar da queda de Razgatlioglu na sessão da tarde. Michael van der Mark (ROKiT BMW) foi o piloto mais rápido na sexta-feira no Circuit de Nevers Magny-Cours por mais de um décimo.
O holandês marcou 1m36,010s nos Treinos Livres 2 para reclamar o primeiro lugar no dia de abertura da ronda francesa, enquanto o companheiro de equipa Toprak Razgatlioglu foi terceiro apesar de ter caído no FP2 antes de ter feito mais uma volta lançada.
Toprak perdeu a frente na rápida curva 13 para a esquerda, primeiro deslizando vários metros no asfalto e depois na gravilha, acabando por atingir uma barreira na área da sua cabeça e deslizou girando de volta para a pista. O acidente pareceu terrível, mas como que por milagre, o jovem turco de 27 anos saiu do local da queda pelo próprios pés.
A sessão foi imediatamente interrompida e Razgatlioglu foi levado ao centro médico para exame. Ficou claro que o piloto da BMW não voltaria a andar de moto pelo menos na sexta-feira – e possivelmente também não no sábado e no domingo! Pelo diagnóstico inicial, o líder do mundial escapou com uma lesão nas costas. Por precaução, novos exames serão realizados no hospital local.
Quando o #54 da BMW caiu aos 13 minutos da sessão, estava meio segundo á frente de Danilo Petrucci (Barni Ducati) e Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) que aos poucos iam-se aproximando da melhor marca de Toprak.
O campeão mundial Álvaro Bautista (Ducati) também caiu após o início da sessão, mas a queda do piloto de Talavera foi muito mais inofensiva, prosseguindo o espanhol no treino. treinando. A dez minutos do fim, Bulega continuou na frente de Petrucci; na terceira posição, van der Mark apresentou uma melhora. Apenas Gerloff e Xavi Vierge (Honda) não melhoraram os tempos da manhã.
Depois de Bulega ter melhorado temporariamente para 1:36.159 minutos, van der Mark finalmente estabeleceu a volta mais rápida do fim de semana até agora com 1:36.010 minutos. Na lista dos tempos combinados, Razgatlioglu está em terceiro lugar.
Na quarta posição, Gerloff confirmou o bom desempenho da BMW em Magny-Cours, 0,4 segundos atrás. O piloto da Kawasaki, Alex Lowes, ficou em quinto lugar. O melhor piloto da Yamaha foi Jonathan Rea, 0,7 segundos atrás na oitava posição e Iker Lecuona fechou o dia com o 15º tempo na Honda.
Ivo Lopes com a MIE Honda Petronas fechou o treino de sexta-feira em P23, a 3.316s do melhor tempo.
Imagens: WorldSBK.com