WCCR, Corrida 1, Portimão: Herrera cada vez mais dominadora
A primeira corrida do Campeonato do Mundo Feminino, em Portimão, foi competitiva e emocionante. Maria Herrera salvou por pouco a sua quarta vitória da temporada.
Portimão é a terceira jornada do novo Campeonato Mundial Feminino de Circuit Racing – abreviadamente WorldWCR. A competição, reservada a participantes femininas, é realizada em seis eventos do Campeonato Mundial de Superbike, e a Yamaha R7 é usada como moto padrão.
A líder do campeonato, Maria Herrera, já tinha garantido a pole position na sexta-feira. Na encosta desafiadora, as diferenças eram maiores do que já eram. A segunda classificada Ana Carrasco perdeu 0,8 segundos para a compatriota. A austríaca Lena Kemmer perdeu 2,7 segundos, mas beneficiou de uma penalização de Jessica Howden na grelha e subiu uma posição para 6º na grelha. Lucy Michel da Saxónia manteve-se na 22ª posição da grelha, quase 7 segundos atrás.
A colombiana Sara Varon (19ª), que estava fora de ação desde o teste de Cremona devido a uma lesão no quadril, participou pela primeira vez de uma prova feminina do campeonato do mundo. Outra novidade é a inglesa Jamie Hanks-Elliot (14ª), que substitui a lesionada Alyssia Whitmore. Ambas têm 21 anos.
Devido à alteração do horário em Portugal, a primeira corrida começou às 13h45, hora local, umas boas duas horas mais tarde do que o habitual. Estava ensolarado e quente mas as 23 participantes tiveram que sobreviver a 11 voltas na montanha russa.
Na frente, Herrera, Ana Carrasco, Sara Sanchez e Beatrize Neila mais uma vez se afastaram do pelotão perseguido em apenas algumas curvas. A primeira perseguidora das velozes espanholas foi Roberta Ponziani, que já estava 10 segundos atrás após cinco voltas.
A luta na frente foi para a última volta, com Herrera e Sanchez a afastarem e disputarem a vitória. Na linha de chegada, Herrera passou 0,060 segundos à frente, embora Sanchez tenha feito a volta mais rápida da corrida na última volta em 1:53,691 minutos. Carrasco venceu Neila, 2,2 segundos atrás. Ponziani ficou cada vez mais pressionada e perdeu o quinto lugar na fase final para Pakita Ruiz – outra espanhola.
Lena Kemmer estabilizou na 9ª posição após algumas voltas e parecia conseguir manter esta posição, mas a jovem de 20 anos caiu na volta 5, assim como a alemã Lucy Michel.