Com um resultado de 2-1, o piloto de fábrica australiano do HRC, Jett Lawrence, venceu o primeiro Playoff de SuperMotocross (SMX) no zMAX Dragway de Concord, Estados Unidos. Chase Sexton (KTM) continua a ser o líder do campeonato e Ken Roczen (Suzuki) terminou em quinto.
Primeira final do playoff no zMAX Dragway em Concord: O piloto de fábrica da Yamaha, Justin Cooper, foi o mais rápido da classe 450 na qualificação com 1:39.575. Ken Roczen (Suzuki) terminou em 6º lugar com um tempo de 1:40.934. O piloto de fábrica da GASGAS, Justin Barcia, sofreu um acidente nos treinos livres de sexta-feira e não pôde competir nas corridas. Barcia espera regressar dentro de uma semana para o segundo play-off.
O multi-campeão Eli Tomac (Yamaha) venceu a partida da primeira corrida. O piloto de 31 anos afastou-se claramente desde o início e venceu a primeira corrida com um desempenho sólido e uma vantagem de 5 segundos sobre Jett e Hunter Lawrence (ambos Honda).
Ken Roczen (Suzuki) começou a corrida entre os 7 primeiros, subiu rapidamente ao quarto lugar nas primeiras voltas e travou um duelo com Chase Sexton (KTM), que conseguiu levar a melhor sobre o alemão. Roczen terminou a primeira e mais tarde a segunda corrida em 5º lugar. Após a primeira corrida, o seu mecânico alterou a afinação da moto, uma vez que Roczen precisava de mais tração.
Cooper Webb (Yamaha) saiu da pista na primeira corrida e encurtou-a significativamente quando regressou à pista, pelo que foi penalizado pela AMA e por isso só terminou a primeira corrida em 14º lugar em vez de 8º.
Após o início da segunda corrida, Justin Cooper (Yamaha) assumiu inicialmente a liderança. Eli Tomac (Yamaha) teve outra boa largada e assumiu a liderança por sua vez. Desta vez, no entanto, Jett Lawrence não deixou Tomac escapar. O australiano manteve-se a curta distância e assumiu a liderança na segunda metade da corrida. Jett venceu a segunda corrida por 2,4 segundos à frente de Tomac, Sexton, Cooper e Roczen. Ken Roczen terminou em quinto na geral com dois 5º lugares.
Chase Sexton (KTM) continua a ser o líder da geral após a primeira eliminatória com 4 pontos de vantagem sobre Jett Lawrence. Ken Roczen marcou apenas 9 pontos na temporada e recebeu 17 pontos pelo 5º lugar em Concord. Com 17+9=26 pontos, ocupa a 8ª posição após o primeiro evento. Os pontos serão duplicados no próximo playoff no Texas. Assim, haverá 50 pontos para a vitória, 44 pontos para o segundo lugar e assim por diante. Na final em Las Vegas, os pontos são triplicados e o vencedor recebe 75 pontos. Isto significa que muita coisa vai mudar na tabela.
O segundo play-off continua na próxima semana no Texas. Aí, os pontos serão duplicados.
Resutado do SMX 450, Concord:
1. Jett Lawrence (AUS), Honda, 2-1
2. Eli Tomac (EUA), Yamaha, 1-2
3. Chase Sexton (EUA), KTM, 4-3
4. Hunter Lawrence (AUS), Honda, 3-6
5. Ken Roczen (ALE), Suzuki, 5-5
6. Justin Cooper (EUA), Yamaha, 7-4
Classificação SMX 450 Playoff 1 (após 1 de 3 eventos):
1. Chase Sexton (EUA), KTM, 45 Pts.
2. Jett Lawrence (AUS), Honda, 41, (-4)
3. Hunter Lawrence (AUS), Honda, 40, (-5)
4. Eli Tomac (EUA), Yamaha, 33, (-12)
5. Justin Cooper (EUA), Yamaha, 33, (-12)
6. Aaron Plessinger (EUA), KTM, 32, (-13)