MotoAmerica: Herrin chega como líder ao Texas

Por a 13 Setembro 2024 10:30

O piloto da Warhorse Ducati chega este fim de semana ao Circuito das Américas com 52 pontos de vantagem no Campeonato MotoAmerica de Superbike 2024. Se sair do Texas uma vantagem de pontos semelhante, será coroado Campeão de Superbike pela segunda vez na sua carreira.

No entanto, ainda há muitas corridas a disputar no COTA, com 75 pontos em disputa desde o momento em que as luzes ficam verdes para a primeira corrida, no sábado, até à bandeira axadrezada no final da terceira corrida, no domingo à tarde.

E ainda há muitos famintos atrás dele que estarão determinados a, pelo menos, fazer Herrin esperar até à imprevisível ronda do New Jersey Motorsports Park e ao final da época.

O campeonato não é ganho nas primeiras rondas em Road Atlanta, Barber ou mesmo Road America. São três pistas a ter em conta, mas o pão é cozinhado na última metade da época, e é aí que Herrin tem colocado um punhal no coração da concorrência.

Nas últimas nove corridas, Josh Herrin venceu cinco vezes e subiu ao pódio outras três vezes. O seu único erro real ocorreu na primeira corrida no Ridge Motorsports Park, quando optou por usar slicks numa pista molhada. Mas não foi o único a tomar essa má decisão e pagou por isso, marcando apenas cinco pontos na corrida.

Desde então, Herrin tem estado praticamente imparável com quatro vitórias nas últimas cinco corridas, incluindo três consecutivas a caminho do COTA – uma pista onde já ganhou antes e uma pista que se adequa à Ducati.

Jake Gagne (Yamaha) ausente no Cota e Nova Jersey

Dois homens estão empatados em segundo lugar no campeonato a caminho do Texas e um deles não vai correr. Bobby Fong, da Wrench Motorcycles, e Jake Gagne, da Attack Performance/Progressive/ Yamaha Racing, estão empatados – 52 pontos atrás de Herrin – mas o atual campeão, Gagne, não vai correr no COTA pois optou por ficar de fora o resto da temporada na tentativa de resolver o seu problema de ‘arm-pump’ para a temporada de 2025.

Gagne terminou todas as corridas de 2024 e é o único piloto entre os 10 primeiros que pode fazer essa afirmação. Mas os seus problemas de saúde não melhoraram, pelo que ficar de fora para uma recarga em 2025 é provavelmente a melhor opção.

Fong teve uma boa metade da época, incluindo duas vitórias no Brainerd International Raceway, mas os seus resultados têm caído ultimamente e não sobe ao pódio desde a segunda corrida no Ridge Motorsports Park. No entanto, Fong é um lutador e não vai desistir até o campeonato terminar. E também é um piloto que se deu bem no passado no COTA.

Cameron Beaubier (BMW) ainda em jogo

O homem que Herrin provavelmente mais teme é aquele que subiu para o quarto lugar depois de ter faltado a eventos e não ter pontuado em cinco corridas consecutivas enquanto recuperava de uma fratura no calcanhar. Esse piloto é Cameron Beaubier, da Tytlers Cycle Racing.

O pentacampeão do MotoAmerica Superbike está 60 pontos atrás de Herrin e isso pode ser pedir demais. Beaubier tem quatro subidas ao pódio (incluindo uma vitória) nas últimas quatro corridas, provando que a lesão no pé já passou. Espera-se que ele lute até ao fim e que possa deixar o veloz BMW M 1000 RR sentir as suas qualidades no COTA.

Cameron Petersen está em quinto lugar na perseguição ao título, nove pontos atrás de Beaubier e 69 atrás de Herrin. Petersen tem tido uma temporada de altos e baixos até agora e alguns acidentes na mais recente ronda do Mid-Ohio Sports Car Course deixaram-no um pouco abatido.

Algumas semanas de folga provavelmente fizeram maravilhas para o sul-africano apoiado pela Attack Racing/Progressive/Yamaha Racing. Além disso, Petersen tem três vitórias na época de 2024, por isso sabe como ganhar.

Petersen vai ter a companhia de Xavi Forés no COTA, com o espanhol a substituir Gagne tanto na ronda do Texas como na ronda de New Jersey, que encerra a época. Forés já foi o substituto de Richie Escalante na equipa Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki. Esta é a segunda vez que Forés participa na equipa Attack, já que correu para ela na Daytona 200 em março.

Seria difícil argumentar contra o facto de Sean Dylan Kelly ser o “piloto mais rápido a vencer uma corrida de MotoAmerica Superbike”, uma vez que o estreante tomou de assalto a série com quatro pódios na sua época de estreia.

A confiança de Kelly continua a crescer, ajudada pelo seu segundo lugar, perto de Herrin, na corrida mais recente em Mid-Ohio.

Loris Baz ocupa a sétima posição no campeonato depois de ter desperdiçado o que pareciam ser uns certos 20 pontos na primeira corrida em Mid-Ohio. Baz está 12 pontos atrás de Kelly e 31 pontos à frente do colega de equipa de Beaubier, JD Beach.

Brandon Paasch, da Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki, e Hayden Gillim, da Real Steel Motorsports, completam o Top 10 a caminho das três corridas do COTA.

A primeira corrida no Circuito das Américas terá início às 15:10 CDT de sábado, 14 de setembro. A segunda corrida está agendada para as 12h10 CDT de domingo, 15 de setembro, e a terceira corrida começa às 15h10 dessa mesma tarde. 

Top 10 do Campeonato AMA Superbike ‘24 (a 2 rondas do final)

1º Josh Herrin (Ducati), 244 pontos

2º Bobby Fong (Yamaha) 192

3º Jake Gagne (Yamaha) 192

4º Cameron Beaubier (BMW) 184

5º Cameron Petersen (Yamaha) 148

6º Sean Dylan Kelly (BMW) 167

7º Loris Baz (Ducati) 155

8º JD Beach (BMW) 124

9º Brandon Paash (Suzuki) 86

10º Hayden Gillim (Suzuki) 80

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x