EWC: Niccolo Canepa retira-se depois do Bol d’Or
O piloto da equipa oficial da Yamalube YART Yamaha, Niccolo Canepa, vai retirar-se das corridas após o final da temporada de 2024 do Campeonato do Mundo de Resistência FIM (EWC), no Bol d’Or, de 12 a 15 de setembro, com o italiano a querer terminar a sua carreira com uma nota alta, garantindo títulos consecutivos no EWC.
O piloto de 36 anos teve uma carreira ilustre que se estendeu por mais de duas décadas, durante as quais competiu no MotoGP, WorldSBK, Moto2, WorldSSP e MotoE e tornou-se o piloto italiano do EWC mais bem sucedido da história.
Canepa, que é natural de Génova, começou a sua carreira nos campeonatos nacionais italianos antes de se estrear no WorldSSP em 2005. Depois de terminar em segundo lugar no Campeonato Europeu de Superstock 600 de 2006, foi coroado Campeão da Taça FIM Superstock 1000 de 2007.
“Tem sido um percurso fantástico! Comecei a correr em minibikes quando tinha apenas nove anos e aos 19 já estava a pilotar uma moto de MotoGP.” Diz Nicolo Canepa. Tive a sorte de ter uma carreira incrível; é claro que houve alguns momentos difíceis, mas em criança nunca teria imaginado que teria tanto sucesso e que me divertiria tanto com este desporto. Dei tudo às corridas, mas recebi muito mais do que esperava e ganhei dois títulos no EWC e um em Superstock. Espero que consigamos fazer três no EWC depois do Bol d’Or.”
“Tive a oportunidade de correr em muitos campeonatos, como o MotoGP, WorldSBK, EWC, WorldSSP, Moto2 e MotoE. Estou satisfeito com o que consegui. Como piloto, sabemos quando é altura de parar e parece ser o momento perfeito para nos retirarmos depois do Bol d’Or. Já estou a pensar em novos desafios e em começar um novo capítulo na minha vida. Claro que vou ter saudades das corridas, dos meus colegas de equipa e do meu R1, mas acho que chegou a altura certa. Quero agradecer a todos os que me apoiaram ao longo da minha carreira, especialmente à minha família e namorada e àqueles com quem me cruzei e que me ajudaram ou ensinaram algo. Foi um prazer conhecer tantas pessoas ao longo do caminho e estou entusiasmado com a próxima aventura, que me vai ver a continuar a vestir o azul da Yamaha!”.