EWC, 8h de Suzuka: Honda vence clássica prova de Resistência
A 45ª edição das 8 Horas de Suzuka foi um saboroso triunfo para a Honda. Takumi Takahashi, Johann Zarco e Tappei Nagoe venceram a clássica prova de resistência, no que significou o trigésimo triunfo do maior fabricante mundial de motos.
Para as marcas japonesas, as 8h de Suzuka são consideradas a prova máxima do motociclismo. E a Honda está claramente à frente neste evento. Após oito horas, Takumi Takahashi cruzou a linha de chegada como vencedor na CBR1000 RR-R. Para a Honda foi o terceiro sucesso consecutivo e o 30º em termos gerais. No final, a equipa HRC tinha uma vantagem de mais de 50 segundos sobre a YART, mas uma penalidade de 40 segundos causou outro abalo: no último pit stop, foram realizados trabalhos não autorizados na moto durante o processo de reabastecimento.
Se Takahashi, Tappei Nagoe e a estrela do MotoGP Johann Zarco formaram uma tripla de sucesso, há ainda a salientar um novo recorde para Takumi Takahashi: o piloto de 34 anos venceu a espetacular corrida de oito horas pela sexta vez, tornando-se o único recordista na história do evento!
No final, para a Yamaha Austria Racing Team foi apenas uma questão de garantir o segundo lugar. Marvin Fritz, Niccolo Canepa e Karel Hanika não tiveram hipóteses contra a Honda na frente, mas os pontos para a liderança do campeonato eram a principal prioridade depois de já terem conquistado a liderança do campeonato através da pole-position no sábado.
Atrás da Honda e da Yamaha, a Suzuki e a Ducati lutaram acirradamente pelo terceiro lugar. Depois da Yoshimura SERT Motul ter sido mais eficiente em termos de combustível durante toda a corrida, conseguiram cobrir a distância com uma paragem a menos que a Ducati Team Kagayama. Mas uma penalização de drive-through por infração no pit lane tornou a luta ainda mais emocionante.
Meia hora antes do final da corrida, a Ducati fez o último pit stop. Para economizar tempo, os pneus não foram trocados e Hafizh Syahrin entrou na pista bem na frente de Cocoro Atsumi. Os japoneses então soltaram fogos de artifício e ultrapassaram o ex-piloto de MotoGP e arrancaram. No final, a Suzuki ainda conseguiu chegar ao pódio contra a rápida Ducati Panigale V4R.
A BMW Motorrad World Endurance Team com Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Sylvain Guintoli fez uma corrida solitária. Depois do bávaro liderar a corrida na largada, o ritmo da BMW M 1000 RR não foi suficiente para um lugar no pódio. No final, a equipa de Werner Daemen terminou em 5º lugar da geral, duas voltas atrás.
Na categoria Superstock, a vitória foi para a equipe BMW Tone RT Syncedge com Tomoya Hoshino, Ainosuke Yoshida e o piloto da Estónio do IDM Hannes Sommer.
Resultado das 8 Horas de Suzuka
1. Team HRC with Japan Post (Takahashi, Zarco, Nagoe), Honda CBR1000 RR-R, 220 voltas
2. YART Yamaha (Canepa, Fritz, Hanika), Yamaha YZF-R1, +7,860 seg.
3. Yoshimura SERT Motul (Atsumi, Arenas, Linfoot), Suzuki GSX-R1000 , +1 volta
4. DUCATI Team Kagayama (Mizuno, Waters, Abdullah), Ducati Panigale V4R, +1 volta
5. BMW Motorrad World Endurance (Reiterberger, Mikhalchik, Guintoli), BMW M1000RR, +2 voltas
6. Honda Dream RT SAKURAI HONDA (Ito, Hiura), Honda CBR1000 RR-R, +2 voltas
7. TOHO Racing (Kyonari, Watanabe, Enokido), Honda CBR1000 RR-R, +2 voltas
8. Team Suzuki CN Challenge (Ogata, Hamahara, Masson), Suzuki GSX-R1000, +4 voltas
9. SDG Team HARC-PRO. Honda (Aji, Uramoto, Kunii), Honda CBR1000 RR-R, +4 voltas
10. KM99 (Marino, de Puniet, Guarnoni), Yamaha YZF-R1, +5 voltas
Classificação do Campeonato do Mundo (após 3 de 4 corridas):
1. YART – Yamaha, 116 pontos
2. Yoshimura SERT Motul, 110
3. BMW Motorrad World Endurance, 72
4. Tati Team Beringer, 61
5. Team Bolliger Suíça, 43
6. KM99, 41
7. Kawasaki Webike Trickstar, 39
8 .BMRT 3D Maxxess, 38
9. Equipe HRC, 33
10. Motobox Kremer, 33