Yamaha Future Garage – Salão de Tóquio 2018
No próximo MotorShow de Tóquio, onde a exposição inclui carros e motos iremos assistir certamente ao anunciar de algumas das novidades para 2018 das marcas japonesas de duas rodas. Para além das já muito comentadas Kawasaki e Hondas retro, também a Yamaha vai estar presente com um conceito que apelidou de “ Yamaha Future Garage: Resonate the Future” ou seja uma visão certamente daquilo que em termos de futuro poderemos assistir na mobilidade em duas rodas na marca do diapasão.
Já conhecemos de antes o MotoBot Versão 2.0 que inclusivamente Valentino Rossi desafiou para disputar uma prova e que foi apresentado com a presença do piloto no ano passado e que este ano parece ter como objectivo suplantar o recorde do Il Doctore e atingir os 280 Kmh na pista de testes da Yamaha.
Este ano iremos ver algo mais radical como o Motoroid, um projecto que saíu da imaginação do artista Masamune Shirow, inspirado em tecnologia de inteligência artificial. O Motoroid tem a capacidade de reconhecer o seu proprietário e tem como objectivo principal proporcionar sensações de prazer extremo ao seu dono, um sentimento apelidado em japonês de Kando.
Também no sector da mobilidade urbana a Yamaha irá apresentar o seu MWC-4 , um quadriciclo de tecnologia apelidade de “LMW- Leaning Multi-Wheel” ou seja que todas a rodas são inclináveis e que pode levar piloto e passageiro. O MWC-4 tem propulsão eléctrica e inclui uma tecnologia de controle de atitude que proporciona níveis de conforto muito superiores aos de uma vulgar moto… inclinando-se nas curvas precisamente da mesma forma.
No domínio das bicicletas motorizadas a Yamaha irá apresentar a sua nova YPJ-XC que está baseada na antiga versão eléctrica YPJ-MTB que foi apresentada já em 2015 no mesmo Salão de Tóquio. A nova YPJ-XC já inclui a última tecnologia em termos de motorização, a PW-X, e está em vias de passar definitivamente a ser produzida.