As duas principais organizações de motociclistas da Europa, a Associação Europeia de Fabricantes de Motociclos (ACEM), que representa a indústria, e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), que representa os pilotos e o desporto, reuniram-se no dia 11 de setembro em Bruxelas para organizar um evento conjunto com um objetivo preciso: melhorar a mobilidade juntamente com os líderes das instituições da União Europeia em Bruxelas.
Estiveram presentes Michele Colaninno, Presidente da ACEM e CEO da Piaggio, e Jorge Viegas, Presidente da FIM, bem como importantes representantes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, como Magda Kopczyńska e Bernd Lange. Nos discursos principais, foi sublinhada a contribuição dos veículos de duas rodas para alcançar os objectivos da UE para as estradas e cidades.
Tendo em vista os próximos debates políticos e legislativos, a ACEM e a FIM apresentaram a sua visão em benefício dos utilizadores, da indústria e, acima de tudo, da sociedade. Concretamente, o roteiro para o sector das motos assenta em cinco pilares: segurança rodoviária, sustentabilidade, competitividade industrial, investigação e inovação, turismo e desportos motorizados.
No entanto, são necessários mais esforços. Enquanto utentes vulneráveis da estrada, os motociclistas necessitam de prioridades específicas nos planos de mobilidade e segurança rodoviária a nível europeu, nacional e local. Além disso, as caraterísticas de peso e dimensão reduzidos dos ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos fazem deles verdadeiros aliados para uma mobilidade eficiente nas zonas urbanas e periféricas, através da sua inclusão nos futuros planos de mobilidade urbana sustentável.
O convidado especial foi o bicampeão mundial de Superbike, James Toseland, que descreveu os valores do desporto motorizado e do lazer, oferecendo uma oportunidade única para as instituições públicas e os fabricantes chegarem aos cidadãos europeus. Neste sentido, só uma combinação de legisladores, políticos e empresas que trabalhem para um objetivo comum ajudará firmemente a tornar realidade a iniciativa “Riding together for Europe”.
Imagem:FIM
Fonte:https://www.moto.it/news/acem-e-fim-insieme-per-dialogare-con-le-nuove-istituzioni-ue-sul-futuro-del-settore-moto.html