Triumph Tiger Tramontana – Uma Tiger XCx 800 preparada para o Rally Pan-African
A partir de uma versão standard da Tiger 800XCx, os irmãos David e Felipe Lopez criaram esta fantástica Tiger Rally Race , com a qual pretendem participar no Rally Pan-Africa onde durante os 2.000 Kms do seu percurso, irão ter que enfrentar temperaturas superiores a 40º e areia fina tipo pó característica de algumas zonas do deserto Sahariano em Marrocos.
Em colaboração directa com a equipa de técnicos da marca em Hinckley, a Triumph Tramontana levou cerca de seis meses a ser preparada, com o empenho dos engenheiros da Triumph que trabalharam fora de horas para a conseguir construir. Os dois irmãos disputaram a participação no Rally e preparam-se para a dureza dos cinco dias de competição com partida em Erfoud, Marrocos.
Apelidada com o nome dos ventos de norte dos Pirinéus em Espanha , o tricilíndrico daTramontana desenvolve 95CV de potência máxima às 9.250rpm e tem um binário de 79Nm às 7.850rpm. O sub-quadro da XCx foi encurtado e inclui faróis mais leves e um vidro mais alto e facilmente removível, painéis laterais especialmente desenhados , novas proteções, banco e guarda–lamas.
Sem dúvida que a alteração mais evidente é o vidro da frente e carenagens ao melhor estilo Rally, alterações que foram realizadas para que a Tiger Tramontana pudesse incorporar o sistema de road-book, o ICO e o GPS, equipamento essencial para poder navegar no deserto.
“As alterações realizadas na Tiger 800 XC tiveram como objectivo principal dotá-la de uma maior aptidão e desempenho no Todo-o-Terreno e garantir a resistência necessária de todo o conjunto para enfrentar uma prova de Rally com as exigências da Pan-Africa”, comentou David Lopez.