Foi uma das novidades reveladas pela empresa italiana do Grupo Shineray no Salão de Milão, a linha é agradável e o preço mais ainda, enquanto o motor é um velho conhecido.
A SWM Motorcycles tem sede em Biandronno, província de Varese, e faz parte do Grupo Shineray que tem sede no distrito chinês de Qongqing, mas o que dominou o stand na EICMA foi uma bela custom de estilo americano, com tudo o que se pode esperar de uma moto deste tipo. Chama-se Stormbreaker e foi uma das novidades reveladas pela marca no Salão de Milão.
Em muitos aspectos o design lembra os modelos de grande sucesso da Harley-Davidson, mas a linha é agradável e o preço (para Itália) ainda mais: 9.990 euros incluindo IVA, são uma atração tentadora para uma 1200cc.
Motor replicado da icónica HD Sportster
A SWM Stormbreaker é impulsionada por um motor V-twin longitudinal de quatro tempos refrigerado a ar. Se o acha parecido com um motor bem conhecido não está errado, porque na verdade é o bicilíndrico Harley-Davidson que foi montado nas antigas Sportsters e que os chineses assumiram e atualizaram para as mais recentes regulamentações de emissões.
Os dois escapes que saem do lado direito, as rodas de liga leve de raios finos, o banco de dois níveis de altura separados, e até o acionamento final por correia, são de um estilo bem americano, assim como o depósito em forma de lágrima, o guiador largo com as extremidades ligeiramente voltadas para baixo e o painel de instrumentos constituído por um único instrumento circular com display LCD.
Assento muito baixo
O assento está naturalmente muito rente ao solo, apenas 710 mm, e as suspensões são muito tradicionais : na frente uma forquilha tele-hidráulico convencional com escoras de 49 mm Ø, na parte traseira um braço oscilante e dois amortecedores hidráulicos em posição inclinada, com pré-carga ajustável. Os travões são naturalmente de disco, controlados por ABS de dois canais: dois flutuantes de 280 mm Ø na frente, um fixo de 260 mm Ø e outro fixo na traseira. As rodas são de 16″ com pneus 130/90 – 16 67H CST e 150/80 – 16 M/C 71H CST.
A potência não é a de uma dragster, é de 45 kW (61 CV), mas numa moto deste tipo o binário é o factor mais importante, até porque o peso não é penalizador, a Stormbreker pesa na balança 262 kg.
Em última análise, uma proposta muito interessante, considerando também o preço. Ainda não foi anunciado quando chegará aos concessionários, mas já sabemos que estará disponível nas cores preto e verde metálico.