R NINE T Marlboro Racing – de Luis Bertelli
Desde que a BMW lançou a sua gama R Nine T que temos assistido a várias transformações com base neste modelo onde algumas, tirando partido da filosofia inicial das R Nine T, de poderem servir de base para incentivar a imaginação dos preparadores, invocam os tempos áureos do Paris-Dakar, tempos que levaram inclusivamente a própria BMW a dedicar uma das suas versões de 2017, a R Nine T Urban, que recentemente ensaiámos.
Mas antes da BMW aparecer com a sua fantástica R Nine T Urban outros já preparadores já se tinham aventurado a seguir esse caminho e com base nas R nine T originais desenvolver as suas preparações, como foi o caso da Luis Bertelli que inspirado precisamente nas BMWs que ganharam o Paris Dakar nos anos 81 até 85 consecutivamente, desenvolveu esta fantástica homenagem.
A versão de Bertelli não tem pretensões a ser uma versão Rally Raid para se aventurar nos desertos do Sahara mas antes uma homenagem às motos campeãs dos anos 80 que carregavam as cores da Marlboro Racing.
A R Nine T Marlboro é por isso mais uma Scrambler, que terá certamente aptidão para fazer uns estradões de terra e estradas de gravilha vestida ao mais puro estilo Dakar 80’s.
Bertelli não se poupou a esforços e na sua transformação incluíu elementos de alta qualidade e que seguem as linhas das outrora R80s. As cores, a traseira da moto com um pequeno porta equipagens, o guarda lamas sobre a roda na dianteira , o pequeno pára brisas, o guiador, a rede metálica no farol dianteiro, os escapes em preto, e as rodas raiadas com aros Alina e claro, suspensões Ohlins.
Muitas das peças, como painéis laterais, depósito, guarda-lamas e outras são fabricadas por Bertelli na sua oficina com materiais de topo, como carbono e alumínios maquinados.
O resultado final é brutal e a sessão realizada com a modelo realça ainda mais as as suas linhas puras e sensuais, transportando-nos para os desertos quentes do norte de África que esta belíssima transformação R Nine T gostaria de provar. Vocês não ?