OFF ROAD CAMP YAMAHA – Uma Escola de Todo-o-Terreno para Todos
No fim de semana passado, com o objectivo de ensaiarmos as novas Yamaha WR 250 GP e 450 GP versões especiais de Enduro, deslocámo-nos ao Off Road Camp Yamaha, local indicado pela Yamaha Motor Portugal onde se encontravam as motos de Enduro, versão GP, ao dispor dos jornalistas para que pudessem proceder à sua avaliação e testes .
Aproveitando a nossa deslocação a Santiago do Cacém, local onde Off Road Camp Yamaha tem as suas instalações, e estando a decorrer precisamente nesse fim de semana um Off Road Camp para crianças, programa especialmente organizado durante o período de férias em que um grupo de crianças pode participar durante 5 dias numa acção de intensa formação off road, programa que é intercalado e complementado por outro tipo de actividades ao ar livre, decidimos conhecer melhor a oferta de serviços global da escola e as também as suas instalações.
À chegada fomos recebidos pelo mentor do Off Road Camp Yamaha , Pedro Barradas, que teve a amabilidade de nos contar um pouco da sua história e de como nasceu o seu projecto. Pedro cresceu num ambiente com uma ligação forte ao todo-o-terreno, quer através do seu pai, o conhecido Médico Ortopedista Pedro Barradas, que na sua profissão sempre manteve uma enorme proximidade ao motociclismo nacional tratando muitas das lesões dos profissionais e amadores da modalidade e também o seu tio, Nuno Barradas, piloto sobejamente conhecido das Bajas de Portalegre e das provas de Enduro de há décadas. Como resultado desse ambiente e da PW50 que acompanhou os primeiros anos da sua juventude, Pedro Barradas Jr. cedo mostrou aptidão para o todo terreno mas em paralelamente gostava de partilhar o que aprendia e fazia muita questão de ensinar irmãos, primos e amigos a arte de pilotagem.
Em 2006, fruto da febre das Pit Bikes, surge a ideia de montar uma pista com motos em regime de aluguer e que fez na altura muito sucesso, tendo sido o ponto de partida para aquilo que é hoje o projecto ORCY. O conceito evoluiu dentro da vontade que Pedro mantinha de ensinar e mais tarde, com o parceiro Yamaha a dar um impulso final ao projecto e a permitir consolidar a ideia de escola que Pedro Barradas sempre teve em mente.
O Off Road Camp Yamaha , oferece uma série de serviços na de formação OffRoad, com programas específicos e diferenciados, atendendo ao nível de conhecimento dos interessados e à evolução que pretendam ter na aprendizagem.
Desde os batismos Off Road que se destinam a qualquer pessoa que se pretenda iniciar no todo Terreno , independentemente da idade, até à aulas particulares e aos CAMPS de vários dias destinados essencialmente às crianças. A aprendizagem de técnicas é sempre fundamental para conseguir evoluir na pilotagem, aliás como em qualquer outro desporto.
Os programas de CAMP para as crianças são normalmete dirigidos a um grupo máximo de 12 participantes, durante 5 dias e incluem para além da formação OffRoad, outro tipo de actividades desportivas e de lazer que promovem a camaradagem, a amizade e o convívio, a independência e a auto-estima. O programa inclui a alimentação e o alojamento durante o período do mesmo nas instalações do Off Road Camp Yamaha.
O factor segurança é o principal vector na organização de toda a actividade e pudemos comprovar toda a instrução e procedimentos que são levados a cabo pelos monitores no sentido de sensibilizar os participantes e minimizar qualquer risco de acidente. Todo o equipamento é fornecido pela organização , desde as proteções aos capacetes, às camisas com logotipo do campo, calças e botas, luvas e óculos.
O Off Road Camp tem também um parque de motos Yamaha diverso que permite adaptar-se ao nível de cada participante, desde as PW50, moto ideal para as crianças dos 4 aos 8 anos de idade se iniciarem, às TT-R110 e TT-R125 , a primeira já com caixa mas com embraiagem automática a e a segunda já inclui embraiagem para adaptação total à realidade das motos maiores, em segurança e de forma evolutiva.
O programa especial para crianças de OffRoad CAMP, de 5 dias, alterna as sessões de todo o terreno com outras actividades como o BTT, o Paintball, Piscina, Ping-Pong e Matraquilhos, Praia e Surf, dada a proximidade que o Camp tem à costa atlântica .
O Off Road Camp Yamaha organiza ainda outro tipo de eventos enquadrados na sua actividade e dentro do espírito do Camp, como seja o Family Day onde pais e filhos partilham um dia divertido de todo-o-terreno e outras actividades familiares , a Mini Baja que é organizada durante a prova do Portalegre e onde à imagem dos mais velhos as crianças mais avançadas poderão participar na prova com um percurso de 60Kms, o PW50 Training Day especialmente dedicado aos mais pequenos, o Skills Day que é a versão de aperfeiçoamento para os mais experientes.
O Off Road camp Yamaha tem também uma presença forte no Troféu Yamaha de Todo-o-Terreno, apoiando os seus pilotos nas diversas provas ao longo do campeonato nacional.
Para além dos formatos referidos organiza também eventos à medida para empresas e instituições que pretendam integrar o Todo-o-Terreno como animação do seu evento.
O Off Road Camp Yamaha tem várias pistas disponíveis , com vários graus de dificuldade que se adaptam ao nível dos participantes e permitem uma evolução natural e progressiva, sempre acompanhados por monitores especializados com larga experiência no todo-o-terreno em duas rodas, nomeadamente do próprio Pedro Barradas.
Deixamos por isso a sugestão para todos aqueles que tenham filhos e que queiram vê-los iniciarem-se em segurança e nas melhores condições na prática do todo-o-terreno que o façam com uma iniciativa no Off Road Camp Yamaha, seja de baptismo, seja de aulas particulares ou mesmo de um Camp nas férias.
Parabéns Pedro Barradas… O Off Road Camp Yamaha é toda uma referência a nível nacional na formação em Todo-o-Terreno nas duas rodas. Daqui sairão certamente alguns futuros Campeões.
GALERIA DE FOTOGRAFIAS do Off Road Camp Yamaha
- Tweet
-
- Pin It
-
MotoGP, Maverick Viñales sobre a Yamaha ‘‘Nunca pilotei uma mota tão boa’18 Dezembro 2024 16:20
-
MotoGP: Valentino Rossi queria ‘transformar a Ducati numa Yamaha’17 Dezembro 2024 15:30