A Nova Triumph Speedmaster 1200 de 2018 – Apresentação Oficial
A Triumph acaba de apresentar a sua nova Speedmaster, modelo que vem substituir a antiga versão de 865cc e que acusava já o peso dos anos, apesar de ter uma legião de fãs que lhe continuavam a ser fiéis.
A nova Speedmaster, tal como já tínhamos referido antes e o nosso palpite estava correcto, herda o quadro e motorização da Bobber, o fantástico motor de dois cilindros e 1200cc, suave e cheio de binário, sobre o qual foram introduzidos uma série de componentes para transformar a Bobber em Speedmaster e dar-lhe personalidade própria.
Olhando para as imagens é óbvia a transformação e as diferenças mais evidentes entre os dois modelos. A Speedmaster monta um novo sub-quadro que permite agora incluir banco de pendura e “rack” para bagagens ao melhor estilo “fifties” a lembrar as Cruisers americanas da época.
A posição de condução será sem dúvida mais relaxada e confortável graças a um novo banco, mais profundo e envolvente e ligeiramente mais alto que o da Bobber em cerca de 15mm. As peseiras também contribuem para um maior conforto da Speedmaster e estão colocadas mais a frente, a proporcionar uma posição mais descontraída e cómoda.
Para dar maior autonomia à Speedmaster a Triumph substituíu o depósito da Bobber de apenas 9.1 L por um depósito de maior capacidade, agora com 12 L. O farol dianteiro invova reminiscências de um passado histórico da Triumph remetendo a Speedmaster para os tempos das antigas cruisers da Triumph que marcaram toda uma época.
A Triumph Speedmaster inclui agora “Cruise Control” acionado por simples botão que contém três funcionalidades distintas. Inclui também ABS, Controle de Tracção, diferentes modos de motor e acelerador Ride-by-wire.
Com um guiador ao melhor estilo “american cruiser”, com uma suspensão telescópica de 41mm e roda dianteira de 16”, a travagem é assegurada por dois discos de 310mm com pinças Brembo de 2 êmbolos. O amortecedor traseiro foi repensado na sua funcionalidade considerando o peso agora acrescido que a Speedmaster terá que suportar relativamente à Bobber. E inclui ajuste de pré-carga.
A Triumph Speedmaster estará disponível em 3 cores distintas, a versão Jet Black, a versão Cranberry Red e Jet Black e finalmente a versão Fusion White e Jet Black. De destacar que o acabamento da pintura das Speedmaster é realizado à mão dando-lhe aquele toque clássico tão apreciado pelos fãs da marca.
A Triumph apresentou também um extenso catálogo de acessórios da marca desenvolvidos exclusivamente para a Speedmaster que permitirá a sua personalização de acordo com o gosto de cada um. Para além dos 130 items em catálogo a Triumph criou também uns kits que apelidou de “Inspiration Kits” que permite personalizar a sua Speedmaster de uma só vez e de acordo com um conceito específico.
O kit “Highway” inclui pára-brisas ajustável, banco “confort” e banco de pendura a condizer e uma série de elementos cromados como por exemplo as proteções de motor, o apoio lombar do pendura, o porta bagagens e um tampão do depósito do óleo, maquinado e polido.
O kit “Maverick” aproxima-se do look da Bobber e propõe um banco forrado em pele castanha, guiador mais “Flat”, escapes especiais da Vance & Hines anodizados em negro e outros pormenores também com acabamento negro.
A sua disponibilidade está prevista para finais do primeiro trimestre de 2018 e o seu preço rondará os 8.500 euros.
Triumph Speedmaster 2018 – Resumo das Especificações Técnicas
Motor 1200cc, Arref. líquido, 8 válvulas, bi-cilíndrico paralelo
Potência 76CV às 6.100rpm
Binário 78ftlb às 4.000rpm
Quadro Tubular em aço, duplo berço.
Altura banco 705mm
Susp. Dianteira KYB com 41mm
Susp. Traseira Monoshock KYB com ajuste pré-carga
Travões Diant. 2 discos de 310mm, Pinças Brembo de 2 êmbolos
Travões Tras. 1 disco de 255mm Pinça Nissin de 1 êmbolo
Depósito 12 Litros
Peso 245,5 Kg