NEW SUZUKI KATANA – TURBO OU SOBREALIMENTADO ?
As notícias que correm sobre o possível lançamento de um novo modelo da Suzuki Katana, que há cerca de 4 anos era conhecido por “Recursion”, então um protótipo com motor de 2 cilindros turbo alimentado com 500cc, parece ter evoluído para um novo conceito, desta vez não turbo mas sobre alimentado com 700cc e que dá pelo nome de GSX-700T, modelo que debitará uma potência semelhante à das motos de um litro, ou seja, perto dos 150CV, parecem ter fundamento.
A Suzuki GSX-700 T foi entretanto apresentada oficialmente aos Dealers da marca e que a sua aparição definitiva ao grande público irá ter lugar no Salão de Milão em Novembro próximo.
Não é certo que o modelo venha a recuperar a marca “Katana” embora as suas linhas façam lembrar o mitico e revolucionário modelo do início dos anos oitenta.
Durante os últimos três anos especulou-se muito em torno deste projecto e sempre se pensou que o mesmo traria tecnologia Turbo associada. As recentes patentes realizadas pela Suzuki, tanto em torno da tecnologia como das marcas e denominações, assim fazia pensar. No entanto parece estar definitivamente afastada a hipótese da versão Turbo e que a opção pela versão sobre alimentada será a aquela que irá integrar o modelo de produção do protótipo 700T.
Depois de uma ano “sabático” em termos de apresentações de novos modelos, a Suzuki estará certamente ansiosa de recuperar o terreno perdido e aparecer com uma novidade que coloque a marca novamente nas “bocas do mundo”.
Queremos e desejamos sem dúvida alguma uma nova Katana, com tecnologia actual, já que o design das suas linhas é intemporal e enquadra-se perfeitamente na tendência revivalista neo-clássica que vemos ser abraçada pelo mercado e pela maioria das marcas líderes .