O segmento das pequenas e médias cruiser continua a crescer, graças, em parte, aos construtores chineses que insistem num tipo de mota muito procurado no seu país e que, provavelmente, está prestes a conhecer uma nova geração, depois das proezas do início dos anos 90, quando a Kawasaki EN, a Honda Shadow, a Moto Guzzi Nevada, a Moto Morini Excalibur, a Yamaha Virago, a Suzuki Intruder, etc., eram o máximo e dominavam as tabelas de vendas.
Talvez, também porque a recente Benelli Leoncino Bobber 400, só para citar uma concorrente que acaba de ser revelada na EICMA 2024, é mais um sinal do quanto o segmento cruiser está na berlinda.
Mais uma confirmação vem da China, onde a Cycleworld descobriu os documentos de homologação daquela que seria a primeira cruiser da dinâmica marca Kove. A moto em questão é a 600 Lancer, uma cruiser de dois cilindros com todas as credenciais para causar uma boa impressão no segmento, a começar pelo motor bicilíndrico de 578 cc refrigerado a líquido que teria mais de 60 cv de potência e uma massa total de 200 kg.
A velocidade máxima prevista é de cerca de 170 km/h, enquanto o quadro é tradicional com uma forquilha USD e um par de amortecedores. As rodas são de 18 polegadas na frente e 16 na traseira, com um sistema de travagem fornecido pela Taisko, um nome que não é novo para os observadores de motos Kove, que vê um êmbolo de quatro pistões montado radialmente, enquanto para se manter dentro do equipamento clássico do segmento, a transmissão final é por correia dentada. Não faltam os faróis dianteiros em LED e um único instrumento circular que poderia ser um TFT.
É difícil dizer se e quando esta novidade poderá chegar por cá para competir com as cruisers de licença A2 como – só para citar alguns exemplos – a Kawasaki Eliminator, a CFMOTO CL-C, a Honda Rebel, a Benda ou cruisers de potência comparável como a QJ SRV 600 V, por seu lado a Kove ainda não divulgou qualquer confirmação oficial.
Imagem: Moto.it