A Kawasaki recuperou a mítica sigla Eliminator na sua nova cruiser 400 cruiser apresentada no Salão de Osaka 2023. Fá-lo também com duas variantes diferentes a nível de equipamento, mas mantendo a filosofia do modelo.
Como era de se esperar, a nova Kawasaki Eliminator 400 segue de perto a filosofia aplicada ao modelo ao longo de sua história. Referimo-nos a vir equipada com um motor de alma desportiva, a mesma unidade empregue nas Ninja 400 e Z 400 da marca.
Trata-se do robusto bicilíndrico em linha de 398cc refrigerado a água que oferece 48 CV de potência a 10.000 rpm e um binário máximo declarado de 37 Nm a 8.000 rpm. Este motor está associado a uma caixa de seis velocidades e é realmente solvente para mover eficazmente os 176 quilos declarado pela marca, 178 no caso da variante SE.
A cilística tem como espinha dorsal um quadro de aço multitubular, o qual permite colocar uma altura de assento de apenas 735 mm , permitindo assim que os condutores mais baixos se sintam como “peixe na água” nos comandos da pequena cruiser japonesa. Na suspensão, a Kawasaki optou por uma forquilha telescópica convencional de 41 mm à frente, enquanto na traseira optou pela opção de dois amortecedores laterais ajustáveis em pré-carga. Por sua vez, a travagem fica a cargo de dois discos separados, um por eixo, de 310 mm à frente e 240 mm de diâmetro atrás, ambos acionados por pinças de pistão duplo.
Relativamente aos equipamentos e acabamentos, a nova Kawasaki Eliminator possui, entre outros, um painel de instrumentos LCD com conectividade bluetooth integrada, podendo interagir através da aplicação Kawasaki Rideology, instalada no nosso smartphone, para verificar diferentes parâmetros ou consultar alguns dados sobre a nossa utilização. Outros aspectos notáveis do equipamento são o uso de iluminação Full-LED, assento de duas peças ou a possibilidade de incluir diferentes acessórios opcionais, como bagageira traseira, punhos aquecidos ou protetor de radiador, entre outros.
De referir ainda que a nova Kawasaki Eliminator 400 terá uma versão denominada “SE” na qual alguns elementos extra são incluídos no equipamento de série, como é o caso de uma tela frontal, proteções de forquilha, da porta USB-C e câmeras frontal e traseira. Também a possibilidade de ter estofamento bicolor no banco e protetor de escape na mesma cor preta do silenciador.
Por enquanto, a marca não deu datas para quando começará a ser vendida nos mercados asiáticos, embora já possa ser reservada no site da Kawasaki com um preço final de 795.000 ienes para o modelo base (cerca de 5.635 euros) e 858.000 ienes para a Kawasaki Eliminator SE (cerca de 6.084 euros). Nada se sabe ainda quais são os planos da empresa japonesa em relação ao modelo e a sua comercialização na Europa.