Intermot: Honda CBR 1000RR Fireblade 2017

Por a 4 Outubro 2016 18:07

Tal como já era esperado a Honda apresentou no Intermot de Colónia a esperada CBR1000RR 2017, um modelo que no próximo ano vai completar 25 anos no mercado. Foi revelado que existirão duas versões da Fireblade no próximo ano: um versão SP com suspensões semi-ativas e uma variante SP2 do estilo mais ‘racer’.

Honda CBR1000RR Fireblade SP

A nova Fireblade na sua versão SP segundo a marca nipónica atinge os 189 cv às 13.000 rpm e viu o seu peso reduzido em 14%, o que é o mesmo que dizer que existiu uma redução de 15 quilos. Grande parte desta redução de peso deveu-se ao novo chassis, que é 10% mais flexível do que o anterior. Graças à utilização de magnésio e a uma redução das peças individuais, o motor pesa também menos dois quilos. Quem também não escapou a esta diminuição foi a carenagem, que foi reduzida em 24mm. Perante tamanhas reduções, a nova Fireblade tem o peso de 195 quilos.

Honda CBR1000RR Fireblade SP

Outra novidade é o facto do Honda Fireblade SP ser a primeira moto Honda equipada com suspensão semi-ativa Öhlins dianteira e traseira. Já o novo ABS permite travagens fortes apesar de manter a roda traseira em contacto com o solo, evitando assim a tendência da traseira para se elevar. Para além deste equipamento, a nova CBR1000 RR também dispõe  de um sistema de travão motor seleccionável que permite mudar o carácter do travão motor e adaptar às preferências e a uma variedade de condições. O nível 1 oferece a maior força de travagem e o três o mais baixo.

Quanto à caixa de velocidades é dotada do sistema Quickshifter, que permite realizar a passagem de caixa de forma rápida reduzindo ao mínimo a utilização da embraiagem. Tem três ajustes. Por outro lado o Downshift Assist permite ‘tirar’ mudanças sem a embraiagem.

Honda CBR1000RR Fireblade SP

Para os modos de condução existem cinco níveis, que fazem variar a entrega do potência. Como é natural o nível proporciona a entrega máxima, apesar de todos os níveis oferecerem a mesma resposta quando se aperta inicialmente o acelerador. Em termos de painel de instrumentos a Fireblade SP utiliza um ecrã TFT que permite comunicar com claridade a informação ao condutor. Tem ajuste à luz ambiente e tem disponível três opções: Rua, Circuito e Mecânica. Por último em termos de cores, a Fireblade SP só está disponível com uma pintura com três cores, que tem o vermelho como base ao invés do branco.

 

author avatar
Alexandre Melo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x