Honda CRF450R, CRF450RX e CRF150R de 2018 – Primeiro Contacto
A Honda acaba de anunciar que as versões 2018 das CRF450R e RX passam a ter arranque eléctrico de origem, para além de uma série de outras modificações, nomeadamente na redução de peso, para qual contribui a abolição de pedal de kick.
HONDA CRF450R
O arranque elétrico era uma opção em 2017 que dado o enorme sucesso que teve a Honda passou a incluí-lo como standard nas versões de 2018. Decidiram também não incluir pedal de Kick nas novas versões para poderem reduzir peso. Uma nova bateria de iões de lithium contribui também para a redução do peso do conjunto.
As novas características e melhoramentos incluem:
Sistema de Injecção electrónica “Downdraft”
Renovação completa do motor do ano passado agora com um sistema de injecção que melhora a entrega de potência e a precisão da gestão da mistura.
Novo desenho da cabeça do cilindro
O novo design da cabeça do motor da CRF450R continuará a ser o mais eficiente do mundo MX, assegurando a mesma performance e design de uma dupla árvore de cames à cabeça mantendo o nível de compactitividade como se fosse de apenas uma árvore de cames.
13.5:1 de Taxa de Compressão
A Honda decidiu rever este factor para garantir mais potência e eficiência do motor da sua CRF450R
Suspensão Showa de molas
A suspensão Showa tradicional de 49mm inclui agora molas convencionais que aumentam a precisão do amortecimento à frente, a manobralidade e o tacto. Para 2018 a pressão das molas foi revista para garantir mais resistência e maior controle.
Quadro em alumínio de nova geração
O novo quadro em alumínio de duplo berço da CRF450R de 2018 posiciona o amortecedor traseiro mais abaixo do que na versão de 2017, permitindo aumentar o volume da caixa de ar e contribuindo para baixar o centro de gravidade da moto aumentando assim a capacidade de resposta no arranque. A nova geometria do quadro permite também maior tração, mais controle e precisão na pilotagem.
Sistema de escape com duas ponteiras
O novo sistema de escape da CRF450R com duas ponteiras é mais leve , mais compacto, posicionado mais perto e mais baixo junto ao quadro, retirando peso à parte posterior da moto e contribuindo para uma maior centralização de massas.. Também permite um maior fluxo de ar aumentando assim a potência da moto.
Arranque Eléctrico
Agora standard em 2018 com o desaparecimento do pedal de kick
Travão da frente de 260mm
O novo disco da frente da CRF450R mede agora uns impressionantes 260mm
Depósito de gasolina em titânio
A versão de 2018 utiliza agora um depósito de gasolina em titânio. Mais leve e resistente é também mais estreito que o anterior em plástico, mantendo no entanto a mesma capacidade, libertando espaço e contribuindo para a centralização de massas.
Botão selector de Modos de Motor
Um botão simples montado no guiador permite com um simples pressionar de polegar selecionar o modo de motor pretendido. Os modos poissíveis são três, Standard, Smooth e Agressive, dependendo do estado da pista e da pilotagem pretendida.
HONDA CRF450RX
Também a CRF450RX foi revista para 2018, embora já tivesse incluído o arranque eléctrico no ano anterior, este ano foi-lhe retirado o pedal de Kick e monta uma bateria de iões de lítio mais leve de forma a reduzir peso e a centralizar massas.
Basicamente idêntica à versão CRF450R a RX monta no entanto um depósito de maior capacidade, a roda traseira de 18”, um descanso lateral, uma electrónica revista e afinação de suspensões específica, e muito mais.
HONDA CRF150R e CRF 150R Expert
A Honda CRF150R é dentro do segmento uma das mais competitivas graças ao seu motor de 4 tempos Unicam baseado nas motos de maior cilindrada, com potência e torque sempre disponível em todos os regimes. A suspensão é uma Showa invertida de 37mm e monta sistema Pro-Link atrás. A imagem e grafismos estão alinhados com o das versões de maior cilindrada da marca.
Para além da versão normal a Honda tem também uma versão Expert, com rodas de maior dimensão e banco mais alto assim como um braço oscilante também mais comprido.