HONDA CBR1000RR Fireblade SP E SP2

Por a 13 Junho 2017 12:47

Esta é uma moto que têm uma relação direta com a Fireblade, mas estas duas novas motos de alta tecnologia dispõem de um pouco mais do ADN de competição da Honda.

Com uma melhor relação peso/potência, são perfeitas para aquele tipo de condutor que adora as pistas e se pretende entrar em competição, a SP2 é a moto ideal para si. O circuito é o local ideal para descobrir o próximo nível de controlo total.

A SP está Equipada com suspensão Öhlins semi-ativa controlada eletronicamente, mais controlo de tração selecionável HSTC (com unidade de controlo de levantamento da roda dianteira e controlo da elevação da roda traseira), travão-motor regulável, novo ABS, seletor eletrónico para mudanças mais rápidas (com assistência nas reduções de velocidade), sistema de seleção de modo de condução e de mapas de motor.

Com uma tecnologia baseada na RC213V-S de MotoGP melhora ainda mais a experiência de condução.

Já a SP2 com homologação para utilização em estrada, tem por base a Fireblade SP e está pronta para a competição com rodas Marchesini.

A cabeça do motor foi revista desde as válvulas passando pelas câmaras de combustão e pelos pistões. Estão ainda disponíveis kits para competição.

Seletor de potência

Pode facilmente optar entre os modos de estrada, circuito ou mecânico no painel de instrumentos digital TFT totalmente a cores. Uma vez selecionado, apenas são apresentadas as informações relevantes para o tipo de condução escolhido.

Sistema de Controlo do Binário da Honda

Também conhecido por HSTC, possui nove níveis de controlo de tração e muda automaticamente os níveis de força motriz da roda traseira. Este sistema deriva da RC213V de Moto GP.

Controlo do travão-motor regulável

Altera as características do efeito de travão-motor durante a desaceleração com o acelerador fechado.

ÖHLINS Smart EC

Este sistema de suspensão único monitoriza de forma constante a condução e altera os valores de compressão e extensão a fim de se adaptarem às diferentes condições da pista ou estrada.

Sistema “throttle by wire”

A primeira moto de produção da Honda equipada com esta funcionalidade – acionada por um sensor de posição de aceleração situado no guiador – proprociona uma sensação de movimentos mais naturais.

Amortecedor de direção eletrónico

Também denominado HESD, ajusta-se de forma automática para adaptar a estabilidade da moto de acordo com a velocidade e o ângulo das curvas.

Seletor de mudanças rápidas

Importante mais-valia numa máquina desportiva, ajuda o condutor a conseguir passagens de caixa mais suaves – para cima ou para baixo em coordenação com um autobloqueio – sem uso da embraiagem.

Controlo de levantamento da roda dianteira

Não só impede a roda dianteira de levantar num arranque brusco, como também controla a elevação nas acelerações mais fortes à saída das curvas.

ABS em curva

Evita que o travão dianteiro bloqueie nas travagens bruscas em linha reta e em curvas. Também ajuda a manter a estabilidade ao impedir que a roda traseira levante.

Ficha Técnica

CBR 1000RR Fireblade SP

Motor

DIÂMETRO X CURSO (mm) – 76 x 55 mm

ALIMENTAÇÃO – PGM-DSFI

TAXA DE COMPRESSÃO – 13 : 1

CILINDRADA (cm3) – 999 cm3

TIPO DE MOTOR – Liquid-cooled 4-stroke 16-valve DOHC Inline-4

IGNIÇÃO – Transístor digital controlado por computador com avanço eletrónico

POTÊNCIA MÁXIMA – 141kW (192 CV) /13.000rpm

BINÁRIO MÁXIMO – 116Nm/11.000rpm

ARRANQUE – Eléctrico

Rodas

TRAVÕES FRENTE -2 Discos hidráulicos de 320 x 4,5 mm com maxilas de 4 êmbolos e pastilhas de material sinterizado. Com ABS de 2 canais

TRAVÕES RECTAGUARDA – Disco hidráulico de 220 x 5 mm com maxila de êmbolo único e pastilhas de material sinterizado. Com ABS de 2 canais

SUSPENSÃO – FRENTE – Forquilha telescópica invertida Öhlins NIX30 Smart-EC, com um diâmetro da bainha de 43 mm e com pré-carga, compressão e ajuste progressivo. 120mm de curso

SUSPENSÃO – RECTAGUARDA – Unidade Pro-Link com amortecedor traseiro Öhlins TTX36 Smart-EC com pré-carga, compressão e ajuste progressivo, 60mm de curso

PNEUS – FRENTE – 120/70ZR17 58W

PNEUS – RECTAGUARDA – 190/50ZR17 73W

RODA – TIPO – FRENTE – 17 “

RODA – TIPO – RECTAGUARDA – 17 “

Ciclistica

BATERIA – 12V-4.5AH(Li-ion)

ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO – 23.3°

DIMENSÕES (mm) – 2.065 mm x 715 mm x 1.125 mm

QUADRO – Dupla trave em liga de alumínio

DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros) – 16 litros

DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm) – 129 mm

LUZES – LED

PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg) – 195 kg

ALTURA DO ASSENTO (mm) – 820 mm

TRAIL (mm) – 96 mm

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm) – 1.404 mm

Transmissão

EMBRAIAGEM – Discos múltiplos com mola de diafragma

EMBRAIAGEM – FUNCIONAMENTO – Cabo acionado mecanicamente

TRANSMISSÃO FINAL – Por corrente

CAIXA DE VELOCIDADES – 6 velocidades


author avatar
Redacção
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x