A HONDA CBR600 RR DE 2021 FAZ FINALMENTE FAZ A SUA ESTREIA OFICIAL NA TERRA DO SOL NASCENTE. A ÚLTIMA, E PROVAVELMENTE, DERRADEIRA GERAÇÃO DA HONDA CBR600RR VEM COM UMA SÉRIE DE UPGRADES E ATUALIZAÇÕES DO MODELO ANTERIOR. EM SUMA, É FOGO!
Começando pelo aspeto, a Honda CBR600RRR 2021 traz mais do
ADN de design da série Fireblade, e não nos estamos a queixar nem um pouco! A
maior mudança reside no frontal da carenagem onde a CBR600RR foi melhorada com um
conjunto de asas, tornando-se na primeira desportiva peso médio de produção a tê-las.
Potência e gestão eletrónica
Vestido com as icónicas cores HRC, o modelo 2021 da supersport da Honda, ainda tem o motor de 599cc e configuração quatro em linha, DOHC, arrefecido a líquido, mas graças a algumas atualizações, a nova CBR600RR produz agora 121 cv às 14.000 rpm e 64Nm de binário a 11.500rpm.
Isto foi feito, graças a novas árvores de cames, molas de válvulas, e cambota, bem como a portas de admissão e escape melhoradas para uma melhor eficiência.
Para gerir toda a sua nova potência, a nova CBR600RR de 2021 vem com uma unidade IMU (unidade de medição inercial) atualizada que mantém o ABS, o controlo de tração, o comando de acelerador remoto ride-by-wire, o anti-wheelie que impede o levantamento da roda dianteira, e o travão-motor, tudo isso sob gestão electrónica.
Parte-ciclística
Quanto ao peso e dimensões, o novo modelo supersport da Honda ficou cerca de 5kg mais pesado, 194 kg, uma vez que a Honda fez algumas pequenas alterações à geometria do quadro utilizado no modelo da anterior geração. A nova CBR600RR aumentou agora o ângulo e trail da direção, bem como a distância entre eixos, ligeiramente mais longa para melhor agilidade e manobrabilidade.
Outras especificações notáveis incluem o ecrã TFT a cores, modos de condução selecionáveis, embraiagem deslizante, garfos dianteiros Showa Big Piston, depósito de combustível de 18 litros, pinças Tokico, quickshifter bi-direccional opcional e muitos mais.
Por agora, a Honda CBR600RR 2021 só está disponível no Japão a partir de Setembro, com um preço a partir de 1.606.000 yenes, o que corresponde a cerca de 12.882 euros – mas é claro, estamos a falar de outro Continente!