A família de produtos Leoncino é uma das mais icónicas de toda a gama Benelli. Com a chegada da nova Leoncino Bobber 400, a linha expande-se para um novo conceito nascido no Centro de estilo da Benelli, onde o design italiano encontra o estilo power cruiser.
O depósito de combustível de 15 litros, com os traços típicos da Leoncino, confere ao veículo um perfil baixo e agressivo. Além disso, as formas esculturais do veículo são realçadas pelo assento do condutor que se destaca do depósito.
A traseira curta em alumínio, um concentrado de estilo e funcionalidade, suporta o assento do passageiro sem estruturas de suporte adicionais. Os pneus de flanco alto (dianteiros: 130/90-16“, traseiros: 150/80-16”) e os espelhos retrovisores de extremidade de barra transmitem uma sensação de força e solidez, caraterística do estilo bobber. A placa de matrícula rebaixada e o farol LED fino contribuem para dar uma sensação de compacidade ao veículo: o comprimento total é de 2.170 mm com uma distância entre eixos de 1.520 mm.
Uma das principais caraterísticas do design da Leoncino Bobber 400 é o filtro de ar, colocado no lado direito e que define um traço distintivo no estilo da moto. Como uma chamada direta para o mundo das power cruiser, este elemento técnico desempenha um papel fundamental em termos de dar uma atitude ousada ao primeiro motor V-Twin de sempre da Benelli.
De facto, a Leoncino Bobber 400 é a primeira moto da marca de Pesaro a ser equipada com um motor de 2 cilindros com uma disposição V-60°. O grupo motopropulsor adapta-se perfeitamente a uma moto fina e essencial como a Leoncino Bobber, tornando-se uma caraterística central em termos de design.
Por exemplo, as cabeças dos cilindros são caracterizadas por aletas de refrigeração, dando um estilo clássico a um motor refrigerado a líquido construído com as mais recentes tecnologias de ponta. Com três sensores de oxigénio colocados no sistema de escape catalítico, a Leoncino Bobber 400 cumpre a norma Euro5+. Com 26 kW (34,5 CV) às 8.000 rpm e um binário máximo de 36 Nm (2,95 kgm) às 4.500 rpm, o motor da Leoncino Bobber 400 descarrega o seu desempenho através de uma transmissão por correia.
O quadro da Leoncino Bobber 400 é um berço duplo com tubos e chapas de aço: uma solução comum para este género de motos, bem como o amortecedor duplo ligado ao braço oscilante traseiro. Na parte dianteira, a forquilha telescópica de Ø 35 mm é acompanhada por uma pinça de travão flutuante de pistão único e um disco de Ø 240 mm com ABS de canal duplo.
Em termos de condução, o assento largo do condutor (730 mm), a posição avançada dos apoios para os pés e o guiador largo criam uma triangulação confortável destinada a longos percursos e estradas com vento suave. Para que o condutor desfrute da estrada, é apresentado um ecrã circular colorido com informações bem organizadas. Em termos de segurança, a Leoncino Bobber 400 ajudará o piloto em todas as condições graças ao sistema TCS que pode ser facilmente manuseado no interrutor da luz direita.
A Benelli Leoncino Bobber 400 estará disponível a partir de 2025 em três cores diferentes: Desert Tan, Midnight Black e Onix Grey.