O projeto “The Speed of Innovation” foi hoje apresentado em Borgo Panigale (Bolonha, Itália), resultado da colaboração entre a TIM e a Ducati Corse nascida em pistas de todo o mundo, desenvolvida em parceria com a Qualcomm Technologies Inc.
A iniciativa reúne um leque de soluções tecnológicas de ponta desenvolvidas pela TIM Enterprise para criar experiências novas e imersivas para os fãs.
Aproveitando o 5G e as novas soluções digitais de Realidade Virtual da TIM, os visitantes do Museu Ducati poderão mergulhar na atmosfera da garagem oficial de MotoGP™ da Ducati Team e explorar a história de uma das motos mais famosas de Borgo Panigale. Uma viagem exclusiva no tempo, oferecendo duas experiências acessíveis através de viseiras especiais, permitindo aos fãs explorar locais e conteúdos tipicamente fora do alcance.
Na primeira experiência, os visitantes irão conhecer os bastidores do Campeonato do Mundo de MotoGP e terão acesso a áreas normalmente reservadas apenas ao staff. Os fãs irão desfrutar de uma aventura sem precedentes, com a oportunidade de explorar a garagem da Ducati Lenovo Team liderada por Mauro Grassilli, Diretor de Desporto, Marketing e Comunicação da Ducati Corse, com uma experiência POV de 360 graus com qualidade de vídeo de até 8K.
O visitante estará no centro da acção e, guiado por especialistas da Ducati Corse, terá a oportunidade de explorar os vários aspectos técnicos do GP da Desmosedici e as actividades do fim-de-semana de corrida.
A segunda experiência leva o visitante até uma “sala das maravilhas” virtual, onde é possível reconstituir a história da icónica Ducati 916 através de uma coleção interativa de imagens, documentos históricos e de design raros, incluindo os primeiros esboços da moto e revistas vintage. que testemunham o seu sucesso.
O objetivo da TIM com o projeto é criar uma experiência única utilizando soluções com um potencial de crescimento significativo para o negócio, aproveitando o poder inovador do TIM Enterprise e estimulando ainda mais a expansão do turismo digital e a promoção da criatividade “Made in Italy”, inclusive remotamente, oferecendo mais formas possíveis de visitar e tornando estas experiências mais interativas e envolventes, atraindo assim novos segmentos de público.
As experiências digitais são possíveis através de dois componentes tecnológicos de ponta: a cobertura de rede 5G em ondas milimétricas, possibilitada pela Qualcomm Technologies, e a plataforma TIM Enterprise Extended Reality, que gere e otimiza soluções de realidade estendida na cloud para garantir uma imersão completa e interativa.
Um caso de utilização demonstrativo do potencial dos robôs conectados 5G para os setores industrial e logístico foi também apresentado na sede da Ducati.
A TIM, com a ajuda do Centro de Competência Bi-Rex, demonstrou um robô de quatro patas para rastrear o manuseamento de motos no novo centro logístico da Ducati em Valsamoggia, Bolonha, destacando como os robôs colaborativos poderão moldar o futuro da indústria e da logística.
A história da parceria entre a TIM e a Ducati entra, assim, num novo e importante capítulo, atingindo novas áreas de colaboração entre empresas.
O projeto, a decorrer nos próximos meses no Museu Ducati, conta com os dispositivos Meta Quest 3 e Lenovo ThinkReality VRX, a tecnologia de ondas milimétricas 5G de alta velocidade e baixa latência da TIM e a plataforma Extended Reality da TIM Enterprise.
Os dispositivos imersivos do Museu Ducati funcionam em plataformas Snapdragon, que possuem as tecnologias essenciais para proporcionar aos visitantes a melhor experiência. Isto inclui poderosas capacidades de processamento de IA no dispositivo, algoritmos de perceção, vídeo e gráficos de baixa latência.