Aprilia SRV 850 ABS: Alma de moto em corpo de scooter

Por a 18 Setembro 2017 12:10

Poderosa e versátil, a SRV 850 é uma scooter impulsionada por um potente motor bicilíndrico em V a 90º, capaz de atingir 76 CV e onde a ciclística, o sistema de travagem e os controlos electrónicos são derivados directamente da experiência da Aprilia na competição.

A Aprilia SRV 850 redefine os limites do segmento das scooters. Potência, atitude, desportividade, design, tudo sobre a SRV 850 que possui uma clara ligação ao desenvolvimento das superbikes da Aprilia.

Esta maxiscooter  revela o estilo moto da Aprilia aplicado ao mundo das scooters e se é verdade que os olhos são o espelho da alma, a frente da SRV 850 não deixa dúvidas sobre a natureza do bibilíndrico Aprilia. O estilo que marca a RSV4 é aqui reposto, integralmente. O triplo farol na frente, as entradas de ar e os jogos de cores são derivados do mundo das desportivas.

A Aprilia SRV conquista outro recorde: depois de ser coroada como a scooter mais potente, veloz e tecnológica do mercado, surge também como a primeira do segmento a incorporar o sistema duplo ABS/ATC, atingindo dessa forma um nível de sofisticação reservado às motos mais exclusivas do mercado.

O sistema ABS evita o bloqueio das rodas em travagens de fraca aderência, enquanto o ATC garante a máxima aderência ao pneumático traseiro.

O propulsor da Aprilia SRV 850 é o primeiro bicilíndrico em V a 90º, o que lhe confere o título da scooter mais potente e veloz do mundo. Refrigerado a líquido, com injecção electrónica e com distribuição de 4 válvulas por cilindro, o motor tem uma cilindrada de 839,3 cc.

Graças a uma nova optimização do sistema de controlo do motor, atinge agora uma potência máxima de 76 CV às 7.750 rpm e um binário de 76,5 Nm às 6.000 rpm, números que colocam a SRV 850 no topo da categoria.

Por seu turno, o braço oscilante em alumínio da SRV 850 encontra-se fixo ao quadro, garantindo uma excelente estabilidade a alta velocidade e reduzindo a transmissão de vibrações ao condutor, para um conforto superior.

A transmissão final está confiada a uma robusta corrente Regina e o sistema de escape é um 2-em-1, com protecções que diminuem a emissão de calor.

As elevadas prestações do bicilíndrico da SRV 850 impuseram aos engenheiros a necessidade de desenvolver uma ciclística de excepção. Desta forma o quadro, de duplo berço, foi desenvolvido com elementos de aço com vista a alcançar elevados níveis de rigidez. Em resultado, de acordo com os cálculos simulados, os testes realizados pela marca italiana registaram um coeficiente de estabilidade que corresponde praticamente ao dobro do habitualmente registado em scooters tradicionais.

A elevada rigidez traduz-se igualmente numa extraordinária sensação de controlo de condução, facto ao qual também não será alheia a diminuição de 5 kg sobre o seu peso total. A SRV 850 comporta-se como uma moto desportiva, atingindo ângulos de 45º com um comportamento neutro e seguro.

Ficha Técnica

Motor – Bicilíndrico em V a 90º, longitudinal, 4 tempos, quatro válvulas por cilindro

Cilindrada – 839.3 cc

Potência – 76CV (55.9kW) às7.750rpm

Binário – 76.4Nm às 6.000rpm

Refrigeração – Líquida com termostato de três vias

Suspensão dianteira – Braço telescópico hidráulico com 41mm

Suspensão traseira – Braço oscilante em alumínio e monoamortecedor montado lateralmente, regulável em pré carga com 7 posições

Travão dianteiro – Duplo disco de Ø 300mm com dupla pinça flutuante Brembo

Travão traseiro – Disco de Ø 280mm com pinça flutuante

Roda dianteira – Jante em liga leve. Pneu tubeless 120/70 R16

Roda traseira – Jante em liga leve. Pneu tubeless 160/60 R15

Altura do assento – 780mm

Capacidade do depósito – 18.5!lt, 3lt reserva

Homologação – Euro3

Gestão electrónica – ABS e advanced traction control (ATC)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x