SX AMA, 250 SX: Afirmação heróica de RJ Hampshire em Denver
RJ Hampshire (Husqvarna) chegou à penúltima ronda do Campeonato AMA Supercross 2023, em Denver, sem a vitória que desde há muito ele a equipa ambicionavam. Mas a sorte haveria de mudar a seu favor.
Quando o pórtico caiu, RJ Hampshire teve uma ótima largada com a Husqvarna FC 250, passando para o top 3. Logo após o segundo lugar, RJ partiu para perseguir o líder. A meio da corrida conseguiu a ultrapassagem para a liderança, porém acabou saindo da pista e perdendo a posição. Voltando à pista com vários segundos de atraso, Hampshire não desanimou e foi imediatamente o piloto mais rápido em pista.
Sem nunca baixar os braços, conseguiu alcançar e ultrapassar o líder da corrida a algumas voltas do final, mantendo-se na liderança até à linha de chegada e conquistando assim a sua primeira vitória da temporada. Completaram o pódio de 250 SX Levi Kitchen (Yamaha) e Jett Lawrence (Honda).
“Foi uma noite fantástica”, disse Hampshire. “Estou muito feliz por toda a equipa Rockstar Energy Husqvarna, conseguir uma vitória antes do final da temporada é muito importante. Melhoramos constantemente nos últimos meses, mas nada é garantido e sei muito bem quanto trabalho está por trás disso, tanto da minha parte quanto da equipa, que me deu uma moto competitiva. Não fui muito rápido na qualificação, mas hoje tive a sensação de que era o meu dia. Depois daquele erro a meio da corrida, andei como um louco e finalmente consegui vencer.”
Uma semana depois de conquistar a coroa das 250SX Leste, Hunter Lawrence esteve presente na corrida de Denver para torcer pelo seu irmão no campeonato. Hunter apareceu na cabine para a transmissão durante o evento principal das 250SX Oeste, mas saiu a tempo de felicitar Jett junto ao pódio. Depois de um mau arranque no evento principal das 250SX West, Lawrence era 10º na primeira volta, mas sabia que só precisava de um 10º lugar para conquistar o título. Pilotando com segurança para não colocar o título em risco, o jovem australiano era nono após uma volta, oitavo uma volta depois, e passou para sétimo seis voltas depois. Na metade da corrida de 21 voltas, Lawrence estava em terceiro lugar e manteve essa posição até o final, comemorando sua quarta coroa AMA ao cruzar a linha de chegada.
“No evento principal, as rampas depois do pórtico estavam destruídas e só restavam algumas boas. Encontrei uma decente, mas acabei por rodar para a terra, e lá se foi o meu arranque! Sabia que só precisava de ficar em 10º ou melhor, por isso podia levar o meu tempo e não abusar. Quando entrei em terceiro e vi onde estavam os outros, já não havia muita tracção na terra e não quis abusar. Não conseguimos igualar o Hunter quando ele ganhou o seu campeonato, mas estamos contentes por sair daqui com a placa número 1.”
Segue-se agora a prova de Salt Lake City, a última ronda do ano do AMA Supercross. Hunter e Jett Lawrence, e a Honda, já conquistaram os títulos das 250SX Leste e Oeste, respectivamente, mas terão a oportunidade de se defrontarem, uma vez que a final é também um Showdown Leste-Oeste.
Resultados SX 250 Oeste
1º RJ Hampshire (Husqvarna)
2º Levi Kitchen (Yamaha)
3º Jett Lawrence (Honda)
4º Enzo Lopes (Yamaha)
5º Mitchell Oldenburg (Honda)
Campeonato SX 250 Oeste (após 8 de 9 provas)
Jett Lawrence: 176
RJ Hampshire: 137
Enzo Lopes: 118
Levi Kitchen: 112
Max Vohland: 104