Roger DeCoster, AMA Supercross: “Entusiasmados para ver o que o Jorge consegue fazer”
Jorge Prado vai participar nas três primeiras rondas do campeonato AMA Supercross em 2024!
A gerir esta estreia do campeão do mundo de MXGP nos EUA estará Roger DeCoster. O mítico diretor desportivo do Grupo KTM está entusiasmado por poder proporcionar ao galego a oportunidade de mostrar o seu talento num dos campeonatos mais competitivos em todo o mundo.
O espanhol esteve nos EUA em Outubro a treinar na pista de testes de Supercross da marca austríaca e mostrou-se de tal modo à vontade que a ideia surgiu logo nessa altura. Aos 22 anos de idade e já com três títulos de campeão mundial de Motocross no seu palmarés, Prado sabe que o Supercross é uma disciplina bastante distinta do MXGP e, por isso, “dar o salto” para uma nova carreira tem de ser agora.
“O objetivo principal para o Jorge em 2024 é defender o título mundial conquistado na temporada passada, mas claro que estamos entusiasmados para ver o que conseguimos fazer numa pista de Supercross. Todos sabemos que ele é muito talentoso, já foi campeão do mundo de Motocross várias vezes, tendo vencido em MX2 e sendo o atual campeão de MXGP. Contudo, também sabemos que o Supercross ao mais alto nível é extremamente competitivo e para correr com os pilotos de topo aqui requer muita fibra, além de talento, por isso será um grande desafio para ele. Desejamos-lhe o melhor e estamos contentes por, com a ajuda da TLD GasGas, podermos apoiar o seu desejo para experimentar o AMA Supercross!” disse o galego em comunicado.
O natural de Lugo estará então com o n.º 111 na grelha de partida das provas de Anaheim I, San Diego e San Francisco.
Jorge Prado é o terceiro campeão do mundo da classe principal do Mundial de Motocross a ser ajudado por Roger DeCoster ao longo dos últimos 30 anos.
Em 1990, o belga “trouxe” Jean Michel Bayle – então bi-campeão do mundo de Motocross em 125cc e 250cc – da Europa para os EUA. Em 1995, foi a vez de levar Greg Albertyn – então tri-campeão do mundo em 125cc e 250cc – diretamente para a categoria rainha do AMA Supercross.
Curiosamente, JP vai utilizar o mesmo n.º 111 que usou Bayle, Stefan Everts, Greg Albertyn e Grant Langston.
De uma maneira ou de outra, Jorge Prado regressa à Europa em Fevereiro para defender o título no campeonato do mundo de MXGP em 2024 – é esse o contrato que tem para a próxima temporada.
Quanto a 2025, assim está tudo em aberto para o futuro do espanhol! Não podemos esperar por ver Prado na grelha em Anaheim I!
:.
(Foto: Spencer Owens)