MXoN, Qualificação MX2: Erro de Coenen dá triunfo a Tom Vialle
Tom Vialle pode ter estado afastado das corridas de MX2 durante os dois anos desde que ganhou o seu segundo título mundial, mas o francês provou que ainda está em grande forma.
Viallle fez um grande Fox Holeshot para a Red Bull KTM Factory Racing no início da Ram Qualifying Heat de MX2, enquanto atrás dele estava um mar de motos azuis com Cooper Webb e Max Anstie nas suas Yamahas da Monster Energy Star Racing a juntarem-se ao adolescente Karlis Reisulis na sua Monster Energy Yamaha Factory MX2!
No entanto, o piloto convidado do Team HRC, Kyle Webster, estava a tentar impressionar na sua estreia na Europa e fez uma grande manobra na terceira curva para conquistar o segundo lugar! Infelizmente para ele, três curvas depois perdeu o equilíbrio e caiu numa margem interior, caindo para décimo quinto. Uma nova queda e recuperação levou-o de volta ao décimo terceiro lugar no final, mas o Team Austrália deve estar satisfeito por ele ter o ritmo para apoiar os irmãos Lawrence nas corridas principais de domingo.
Webb, numa 250cc desconhecida, caiu para sétimo, mas Anstie estava em movimento, mantendo-se em segundo à frente da dupla da Nestaan Husqvarna Factory Racing, Kay de Wolf e Lucas Coenen, que utilizou o primeiro sorteio de escolha de gate do Team Bélgica para recuperar de um mau salto no gate e salvar uma boa posição na primeira volta.
Na 4ª volta, os dois primeiros do Campeonato do Mundo de MX2 deste ano já tinham ultrapassado Anstie, mas Vialle já estava a uma distância de distância deles. Simon Laengenfelder tinha lutado desde a má partida do alemão e estava em quinto para a Red Bull GASGAS Factory Racing a meio da corrida. Na sétima volta, fez uma impressionante ultrapassagem por fora da pista sobre o astro da Monster Energy Triumph Racing, Camden McLellan, que estava a tentar levar a África do Sul para uma posição de qualificação.
Na mesma volta, De Wolf caiu para segundo, libertando Coenen, o mais rápido nos Treinos Livres, para percorrer o circuito em busca de Vialle. Atrás de Webb, Mikkel Haarup lutou contra um mau arranque para ficar em oitavo para a Monster Energy Triumph Racing, com a WZ Racing KTM de Oriol Oliver em nono e o Campeão do Mundo MX2 de 2023 da Red Bull Factory Racing KTM, Andrea Adamo, em décimo.
Lucas Coenen aproximou-se impiedosamente de Vialle nas últimas voltas, mas o belga enganou-se um pouco numa rampa fora da curva e caiu a duas voltas do fim, negando-lhe a hipótese de melhorar o segundo lugar. Laengenfelder fez uma ultrapassagem na última volta a Max Anstie para ficar em terceiro, com De Wolf em quinto, à frente de McLellan.
A vitória de Vialle colocou o Team França na liderança das duas primeiras corridas, à frente de uma surpreendente Alemanha e da Espanha em terceiro.
“O Lucas e o Kay estavam muito próximos, e pensei: “Está bem, faço a tentativa mais difícil e quero mesmo ganhar aquela manga. O Lucas estava a apanhar-me um pouco e, depois, voltei a forçar nas últimas três voltas e consegui ganhar, por isso, foi muito bom começar o fim de semana assim… quer dizer, a qualificação nem sempre é… não é onde se ganha, mas é muito importante. Foi muito bom”. Disse Tom Vialle.
RAM Qualifying Race MX2 – Top 10: 1. Tom Vialle (FRA, KTM), 24:42.952; 2. Lucas Coenen (BEL, Husqvarna), +0:09.653; 3. Simon Laengenfelder (GER, GASGAS), +0:16.742; 4. Max Anstie (GBR, Yamaha), +0:22.311; 5. Kay de Wolf (NED, Husqvarna), +0:26. 730; 6. Camden Mc Lellan (RSA, Triumph), +0:42.113; 7. Cooper Webb (EUA, Yamaha), +0:47.414; 8. Mikkel Haarup (DEN, Triumph), +0:47.931; 9. Oriol Oliver (ESP, KTM), +0:58.805; 10. Andrea Adamo (ITA, KTM), +0:58.966; etc.