MXON: A primeira de 27 participações consecutivas de Portugal foi a 11 de Setembro de 1994
Faz hoje precisamente 28 anos que Portugal teve a primeira de 27 participações consecutivas no Motocross das Nações.
No dia 11 de Setembro de 1994, a Federação de Motociclismo de Portugal (na altura denominada FNM) fez alinhar pela primeira vez na sua história uma seleção nesta prova, dado que as anteriores participações haviam sido no tempo da extinta Federação Portuguesa de Motociclismo.
Nesse ano, o Motocross das Nações teve lugar no circuito suíço de Roggenburg e a equipa lusa foi composta por César Peixe em 500cc, Luís Serra em 250cc e João Castro em 125cc.
Com 12 seleções automaticamente apuradas, as corridas de qualificação serviram para apurar as restantes 8 equipas que iam alinhar na corrida principal de domingo.
Portugal estaria bastante azarado nas mangas de apuramento. Na manga das 125cc, João Castro caiu quando ocupava o 7.º posto e foi relegado para a 13.ª posicão, exatamente o mesmo lugar em que terminou Luís Serra depois de também ele cair após realizar o “holeshot”. Quanto a César Peixe, o ribatejano ficou numa queda coletiva na primeira curva e foi obrigado a abandonar.
Com todo este azar, o trio luso não se conseguiu qualificar. Na manga dos não apurados, Serra foi 5.º e Castro o 20.º mas Peixe não conseguiu alinhar por se encontrar magoado. Assim, Portugal não iria além da 6.ª posição na Final B, terminando apenas na frente da Russia, da Ucrânia, da Lituânia, do Luxemburgo e da Bielorússia.
Mas, mais importante, esta foi a primeira de 27 participações consecutivas do nosso país no Motocross das Nações.
Entre 1994 e 2021, Portugal marcou sempre presença neste evento, ”record” apenas igualado por outros seis países: Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália e Estónia.
Infelizmente, em 2022 não vamos ter equipa lusa no MXON. As lesões sofridas por Luís Outeiro (campeão nacional MX1 e MX Elite) e por Luís Oliveira (campeão nacional MX2) – além de problemas no aluguer das motos e do material nos EUA, país anfitrião este ano – inviabilizaram a 28.ª participação consecutiva de Portugal.
:.
(Fotos: MotoJornal)