Na corrida de qualificação de MX2, assistiu-se este sábado em Lommel a um duelo espetacular da dupla da Husqvarna que lidera a classificação do mundial, com de Wolf a sair por cima de Coenen no final de um longo e tenso duelo.
A primeira corrida do Grande Prémio da Flandres, disputada nas areias profundas de Tiefsand Lommel, trouxe à ribalta o líder do campeonato do mundo, Kay de Wolf, que venceu à frente do herói local Lucas Coenen (Husqvarna) e de Simon Längenfelder (GASGAS).
Filme da corrida
Logo no início Simon Langenfelder (GASGAS) assumiu o comando das operações à frente do autor da pole, Kay de Wolf e de Lucas Coenen , com Rick Elzinga (Yamaha) em quarto e Mikkel Haarup (Triumph), em quinto. Depois disso o #74 de Wolf que detém a placa vermelha da MX2 rompe o impasse e assume a liderança na primeira volta, seguido após duas voltas pelo seu companheiro de equipa Lucas Coenen. Liam Everts (KTM) começou mal e voltou ao nono lugar. Ferruccio Zanchi (Honda) caiu durante a primeira volta quando era décimo.
De Wolf parece ser superior a todos mas Coenen não desiste e aperta forte o punho da Husqvarna, estabelecendo a melhor volta da corrida, seguindo na esteira do seu rival na corrida pelo título. A diferença entre os dois a cada passagem e a partir do meio da corrida é reduzida para alguns décimos. Everts sobe ao primeiro lugar, mas sofre uma queda e recomeça em oitavo, enquanto Zanchi sobe no ranking para a décima primeira posição. No final, Coenen tentou um ataque fortíssimo sobre De Wolf, que repeliu todos os ataques do belga e cruzou a linha de chegada em primeiro, com Langenfelder em terceiro.
O quarto lugar ficou na posse de Rick Elzinga, com Everts em quinto, também graças ao abandono do piloto da Triumph Mikkel Haarup, que caiu a duas voltas do final. Sexta posição para o seu companheiro de equipa Camden McLellan, surpreendendo nos treinos com a outra Triumph. Nona posição para Zanchi que fez uma bela recuperação depois da queda e conseguiu entrar na zona de pontos , enquanto Federico Tuani (KTM) confirmou a décima nona posição alcançada na qualificação.
Fotos: Eric Laurijssen