MXGP, Suiça: Maxime Renaux arrasador na segunda manga
Com um resultado de 2-1, o piloto de fábrica francês da Yamaha, Maxime Renaux, venceu o Grande Prémio da Suíça em Frauenfeld, à frente do líder do campeonato Jorge Prado (GASGAS) e de Romain Febvre (Kawasaki).
O autor da pole position Jorge Prado, que venceu a qualificação e a primeira corrida com desempenhos convincentes, venceu a largada da decisiva segunda corrida do MXGP. Desta vez, porém, o espanhol não conseguiu se desvencilhar dos adversários, tendo que lidar com um totalmente motivado Maxime Renaux, que imediatamente bateu Jeffrey Herlings ( KTM ) após a largada e aproveitou a primeira oportunidade para vencer expulsando Prado do topo.
Como na primeira corrida, também nesta corrida houve um duelo entre Febvre e Herlings, que novamente não cedeu um centímetro de terreno. Desta vez, também, o francês conseguiu vencer o holandês. No meio da corrida, Febvre afastou-se de Herlings e diminuiu a diferença para Prado. Febvre bateu à porta do espanhol na linha externa e depois fez todos os esforços para alcançar o seu compatriota Maxime Renaux na frente. Depois de alguns erros, Febvre acabou a contentar-se com o 2º lugar, conseguindo o 3º lugar no classificação geral do Grande Prémio .
Com a sua vitória na segunda manga, Maxime Renaux conseguiu a sua primeira vitória na temporada atual de MXGP. Jorge Prado terminou em segundo na classificação do dia com um resultado de 1-3, mas conseguiu aumentar significativamente a sua vantagem sobre Jeffrey Herlings ( KTM ) no Campeonato do Mundo de 9 para 21 pontos. Após a vitória em Frauenfeld, Maxime Renaux subiu na tabela de P4 para P3 , enquanto Febvre caiu para quarto. Prado continua a ser o mais consistentepiloto da temporada. O seu ponto fraco é a segunda manga, mas como é sabido, o Campeonato do Mundo não é sobre corridas ou vitórias em Grandes Prémios , mas sobre pontos no campeonato.
Jeffrey Herlings ( KTM ) perdeu o pódio com um resultado de 6-4 em Frauenfeld, mas ainda permanece em segundo lugar na classificação do campeonato.
“É bom finalmente subir ao pódio com uma vitória na segunda manga. Não fiz as melhores largadas hoje, mas fui bom na primeira curva e rápido na primeira volta, então isso colocou-me em uma boa posição. Na corrida dois, apenas assumi a liderança e nunca olhei para trás. Agora precisamos tentar manter o ritmo e trabalhar nas largadas para tornar a minha vida um pouco mais fácil”, disse Maxime Renaux no final.
A próxima corrida do Campeonato do Mundo terá lugar em Pietramurata (Itália) no próximo fim de semana.
1ª manga MXGP
1º Jorge Prado (ESP, GASGAS), 33:47.857; 2º Maxime Renaux (FRA, Yamaha), +0:06.298; 3º Romain Febvre (FRA, Kawasaki), +0:14.572; 4º Calvin Vlaanderen (NED, Yamaha), +0:17.538; 5º Ruben Fernandez (ESP, Honda), +0:22.113; etc.
2ª manga MXGP
1º Maxime Renaux (FRA, Yamaha), 33:34.904; 2º Romain Febvre (FRA, Kawasaki), +0:07.825; 3º Jorge Prado (ESP, GASGAS), +0:17.970; 4º Jeffrey Herlings (NED, KTM), +0:21.320; 5º Jeremy Seewer (SUI, Yamaha), +0:26.839; etc.
Campeonato
1º Jorge Prado (ESP, GAS), 155 pontos; 2º Jeffrey Herlings (NED, KTM), 134 p.; 3º Maxime Renaux (FRA, YAM), 131 p.; 4º Romain Febvre (FRA, KAW), 129 p.; 5º Calvin Vlaanderen (NED, YAM), 101 p.; 6º Ruben Fernandez (ESP, HON), 94 p.; 7º Glenn Coldenhoff (NED, YAM), 90 p.; 8º Jeremy Seewer (SUI, YAM), 79 p.; 9º Alberto Forato (ITA, KTM), 76 p.; 10º Mattia Guadagnini (ITA, GAS), 76 p.; etc.