O líder do Campeonato do Mundo venceu no sábado a corrida de qualificação RAM de MXGP para o GP da Suécia em Uddevalla, à frente de Jorge Prado (GASGAS) e Romain Febvre (Kawa). Jeffrey Herlings (KTM) teve que limitar os danos na sétima posição.
Jeffrey Herlings , piloto de fábrica da Red Bull KTM, fez o melhor tempo em ambos os treinos da manhã, mas após o início da corrida de sábado teve problemas porque Calvin Vlaanderen caiu na longa esquerda -hand bend após a largada ( Yamaha ) bem na frente dele, então ‘The Bullet’ ficou muito atrás na primeira volta. O holandês teve que lutar para subir fora do top 20 e só conseguiu limitar os danos no 7º lugar.
Na corrida de qualificação da tarde, o piloto de fábrica da Fantic, Brian Bogers, deu o primeiro passo à frente de Tim Gajser (Honda) e Jorge Prado (GASGAS). Na 4ª volta Gajser ultrapassou Bogers , mas Prado também o seguiu. No entanto. o espanhol ficou bloqueado atrás de um retardatário e a diferença para o líder aumentou. Prado, o atual campeão conseguiu diminuir a diferença novamente mas não estava mais perto do esloveno, então Gajser venceu com uma vantagem de 0,9 segundos.
O herói local escandinavo Isak Gifting ( Yamaha ) fez uma grande corrida. Ele largou em 4º lugar, caiu temporariamente para 5º lugar, mas queria vencer Brian Bogers . A roda dianteira de Gifting tocou a roda traseira de Bogers e o sueco caiu em alta velocidade. Pelo menos conseguiu garantir 2 pontos no campeonato com o nono lugar.
Romain Febvre (Kawasaki) cruzou a linha de chegada na 4ª posição. O seu companheiro de equipa suíço Jeremy Seewer venceu o seu compatriota Valentin Guillod (Honda) e terminou a corrida de qualificação em 6º lugar.
Imagens: mxgp.com
MXGP – Corrida de Qualificação RAM: 1. Tim Gajser (ESL, Honda), 24:13.179; 2. Jorge Prado (ESP, GASGAS), +0:00.902; 3. Romain Febvre (FRA, Kawasaki), +0:22.144; 4. Brian Bogers (HOL, Fantic), +0:27.201; 5. Jeremy Seewer (SUI, Kawasaki), +0:27.534; 6. Valentin Guillod (SUI, Honda), +0:31.525; 7. Jeffrey Herlings (HOL, KTM), +0:47.276; 8. Jan Pancar (ESL, KTM), +0:48.518; 9. Isak Gifting (SUE, Yamaha), +0:51.681; 10. Glenn Coldenhoff (HOL, Fantic), +0:53.888